Abertas as inscrições para 7ª edição do Programa Pesquisa para o SUS – PPSUS

Edital é resultado de parceria entre Governo do Estado, via FAPEMA e SES, com Ministério da Saúde e  CNPq

Abertas as inscrições para 7ª edição do Programa Pesquisa para o SUS – PPSUS
agosto 11 09:51 2020

Estão abertas as inscrições para a chamada pública do Programa Pesquisa para o SUS- PPSUS. A submissão de proposta pode ser feita até o dia 23 de setembro no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) – www.fapema.br.  Os recursos alocados para a chamada são no valor de R$ 1.334.000,00. O edital FAPEMA/MS-Decit/CNPq/SES n° 09/2020 é resultado de parceria do  Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da FAPEMA  e da  Secretaria  de  Estado  de  Saúde  (SES/MA), com o  Ministério da Saúde (MS), através do Departamento de Ciência e Tecnologia da   Secretaria   de   Ciência,   Tecnologia,   Inovação   e   Insumos Estratégicos em Saúde (Decit/SCTIE/MS) e  em  parceria  com  o  Conselho  Nacional  de  Desenvolvimento  Científico  e Tecnológico (CNPq).

“O edital de chamamento PPSUS, lançado pela FAPEMA, Ministério da Saúde, CNPq e SES, tem como objetivo promover pesquisas voltadas para a área de saúde. Temos alguns eixos de linhas de pesquisa que norteiam os projetos possíveis de serem financiados que vão desde gestão de tecnologia, educação em saúde no SUS, gerenciamento de risco de saúde, atenção, gestão e cuidado de saúde e vigilância em saúde. Outro foco são pesquisas voltadas para a Covid-19. Nós temos R$ $ 1.334.000,00, com contrapartida CNPq e FAPEMA, para fomentar projetos de pesquisa no Maranhão com duração de dois anos. Esperamos que os pesquisadores do Maranhão, da área de saúde, possam submeter projetos ao edital para serem aprovados e ainda este ano serem contratados”, disse o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos.

Por meio do edital são apoiadas atividades de ciência, tecnologia e inovação que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde do Estado no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A a aproximação entre os Sistemas Estaduais de Saúde e de Ciência e Tecnologia e a comunidade científica, promovida pelo PPSUS, permite maior interação entre os atores locais para o fortalecimento do Plano Estadual de Saúde (PES).

Podem se inscrever pesquisadores doutores ou mestres que serão coordenadores dos projetos. As propostas deverão obrigatoriamente atender um dos cinco eixos temáticos do edital e linhas de pesquisa. Os eixos temáticos são: Gestão de tecnologia e informação em saúde, Educação em saúde no SUS, Gerenciamento de riscos e segurança em saúde, Atenção, gestão e cuidado em saúde e Vigilância em saúde.

Este ano, em razão da pandemia da Covid-19, a escolha das linhas de pesquisa, que em anos anteriores aconteciam por meio de Oficina de Prioridades, ocorreu por meio de formulário eletrônico em que os pesquisadores foram consultados sobre o que gostariam que fosse contemplado no edital.

MAIS SOBRE O PPSUS

É uma estratégia de fomento descentralizado para promover pesquisas em cada unidade federativa, priorizar a resolução dos problemas de saúde locais e reduzir as desigualdades regionais no contexto da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. O PPSUS tem a característica de gestão compartilhada, destinada a promover a integração de instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia, ampliando o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.

  Categorias: