Abertas as inscrições para Especialização em História do Maranhão

Abertas as inscrições para Especialização em História do Maranhão
janeiro 17 14:00 2011

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) torna público, para o conhecimento dos interessados, que no período de 17 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011, no horário das 8h às 12h, estarão abertas inscrições para a seleção ao “Curso de Especialização em História do Maranhão”, a serem realizadas na Secretaria do Curso de História – prédio de Arquitetura e Urbanismo.praca_goncalves_dias

Poderão se inscrever profissionais graduados em História e áreas afins. São 35 vagas, das quais, 10% serão destinadas aos servidores da Uema, sem quaisquer ônus para os mesmos. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar o Formulário de Inscrição preenchido (disponível na Secretaria do Curso); cópia do diploma de graduação ou documento equivalente, da carteira de identidade e do CPF; fotografia 3×4 e o Curriculum Vitae no modelo Lattes/CNPQ.

Além disso, para ser aceito, o interessado deve apresentar projeto de pesquisa com, no máximo, 10 laudas, versando sobre História do Maranhão, com ênfase na área de concentração: História e Cultura. O projeto deve conter: justificativa; problematização; objetivos, metodologia e referências. É necessário, ainda, pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20,00, no Banco do Brasil, Agência 1638-1, C/C 53.210-X.

O Curso constará de uma carga horária total de 450 horas, subdividida em 09 disciplinas de 30 horas, e 03 disciplinas de 60 horas, além de trabalhos independentes e trabalho de conclusão de Curso. Entre as disciplinas será realizado Seminário de Pesquisa: História do Maranhão/História Cultural; Atividades de Pesquisa e Orientação I; Atividades de Pesquisa e Orientação II; Cultura Maranhense; Relações de Gênero na Historiografia Maranhense – séculos XIX e XX; entre outras.

Serão 18 meses de trabalho, considerando o tempo do cumprimento dos créditos e o Trabalho de Conclusão de Curso. O Curso acontecerá em regime regular, totalizando 360 horas mínimas, sendo que o aluno poderá obter uma carga horária de até 450 horas, caso opte por cursar um maior número de disciplinas. As aulas acontecerão nas salas do prédio da Arquitetura as segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h e, aos sábados, das 08h às 12h.

A seleção acontecerá entre 21 e 25 de fevereiro, a estimativa de divulgação dos resultados é 03 de março. Mais informações pelo edital 015/2010 encontrado no site www.uema.br, pelos telefones 244-5270/8138-1618. E-mail: marcelocheche@yahoo.com.br.

  Categorias: