Abertas as inscrições para o Prêmio Finep de Inovação 2011

Abertas as inscrições para o Prêmio Finep de Inovação 2011
junho 21 13:57 2011

campanha-finep-2011Estão abertas as inscrições para a edição 2011 do Prêmio Finep de Inovação. Empresas e instituições de C,T&I podem se inscrever até 14 de outubro no site do Prêmio. Com o conceito ‘Inovar é investir no futuro’, a campanha de divulgação contará com e-mails e banners com desenhos criados por filhos e netos de funcionários da Finep, escolhidos por meio de concurso interno, o ‘Prêmio Finep Mirim’.

O Prêmio tem duas fases: as regionais, cujos resultados estão previstos para novembro, e a nacional, que terá sua premiação em março de 2012. Este ano, a Premiação tem várias novidades: serão cinco categorias na etapa regional – Micro/Pequena Empresa, Média Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social e Inventor Inovador – e duas categorias especiais, disputadas apenas na etapa nacional – Grande Empresa e Inovar.

O Prêmio Inovar, que era uma iniciativa separada, passa agora a ser uma categoria do Prêmio Finep e tem condições específicas. Para ela, as inscrições vão de 2 de setembro a 6 de outubro de 2011. Os vencedores ganharão o troféu Inovar. A categoria Gestão da Inovação, instituída em 2010, não faz mais parte da premiação.

As sedes das premiações regionais em 2011 serão: Goiânia (GO), região Centro-Oeste; Campina Grande (PB), região Nordeste; Florianópolis (SC), região Sul; Porto Velho (RO), região Norte; e São Paulo (SP), região Sudeste. A final nacional acontece tradicionalmente em Brasília.

Esta é a 14ª edição do Prêmio. Ano passado, foram 885 inscrições em todo o Brasil: Norte, 82, Nordeste, 159, Centro-Oeste, 113, Sudeste, 307, e Sul, 224. De um total de sete categorias premiadas, a de Tecnologia Social coube à Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, de Manaus (AM). O troféu da categoria Pequena Empresa foi para a Softwell Solutions em Informática (BA), e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R foi escolhido a melhor Instituição de Ciência e Tecnologia. A Embraco (SC) conquistou duas premiações – Grande Empresa e Gestão da Inovação. Também foram vencedores a Treetech Sistemas Digitais (SP), como Média Empresa, e o Inventor Inovador Julio Abel Segalle, de São Paulo.

Inovar é investir no futuro’

Um concurso interno – o ‘Prêmio FINEP Mirim’ – revelou desenhos criados por filhos e netos de funcionários da FINEP que serão utilizados em todo o material de divulgação. Os autores dos três melhores desenhos vão ganhar uma réplica de 15cm do troféu do Prêmio.

“A frase que define o conceito da campanha vem como consequência daquilo em que a FINEP acredita, que é o investimento na atividade inovadora, que favorece a competitividade das empresas. As crianças são os futuros inovadores, e o Prêmio FINEP é a prova deste investimento em inovação”, explica André Calazans, chefe do Departamento de Promoção da FINEP.

Os trabalhos vencedores do ‘Prêmio FINEP Mirim’ foram: 1º lugar – Gabriel Pereira Sá, 12 anos, com o desenho ‘Máquina de fazer Coisas Boas’. O 2º lugar ficou com ‘O Robô que Ajuda o Meio Ambiente’, de Heitor Domingues, 8 anos. E o terceiro colocado ficou com Carina Marques, 8 anos, com ‘Transportador de Pessoas’.

Prêmio FINEP e apoios

Criado em 1998, o Prêmio Finep de Inovação é uma iniciativa da própria Financiadora, com apoio de parceiros locais. No caso de outros prêmios, como o Prêmio Nacional de Inovação, organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), e o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), a Finep atua apenas como instituição apoiadora.

 

  Categorias: