Abertas inscrições para atividades na SNCT

Abertas inscrições para atividades na SNCT
setembro 12 18:26 2012

SNCT A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA, convida os interessados a participar com atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT e da 3ª Mostra Científica do Maranhão, a realizarem inscrição de atividades até dia 25 de setembro no site da fundação no endereço www3.fapema.br. Todas as modalidades de participação são gratuitas. A SNCT é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e FAPEMA. O evento acontece de 15 a 21 de outubro.

Os promotores de atividades são universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T, entidades cientificas e tecnológicas, fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais de C&T e de Educação, empresas públicas e privadas, meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs, estudantes, pesquisadores e entidades da sociedade civil.

O presidente da Fapema, Antonio Luiz Amara Pereira, destaca o valor da Semana. “O evento possibilita a popularização da ciência e oportuniza o conhecimento e discussão dos resultados sobre o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. È um espaço rico de conhecimento”, avaliou.

Nesta edição de 2012, a Semana vem com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e as atividades esperadas são aquelas que promovam e estimulem a difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.

A erradicação da pobreza é um dos desafios do Governo Federal e também do Governo do Maranhão, que já vem desenvolvendo ações e iniciativas nesse sentido, e o tema da Semana comunga dessa mesma sintonia dos governos estadual e federal. Durante o evento serão debatidos estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde, que em conexão com um desenvolvimento sustentável venham contribuir para erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais no país. 

Os interessados podem participar da Mostra Científica, evento que faz parte da SNCT, com apresentação de pôster, protótipo, realização de mini-cursos, oficinas, palestras ou somente como ouvinte. Para participar com atividades é necessário fazer cadastro no site da atividade que pretende desenvolver.

A SNCT tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

  Categorias: