Abertas inscrições para mestrado em sistemas computacionais aplicados à engenharia aeroespacial

Abertas inscrições para mestrado em sistemas computacionais aplicados à engenharia aeroespacial
outubro 27 19:13 2016

mestrado.uemaA Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está recebendo inscrições para o mestrado em sistemas computacionais aplicados à engenharia aeroespacial. A fase de inscrição começa na internet, no endereço www.pecs.uema.br, onde estão à disposição dos internautas os formulários, lista de documentos, declarações e orientações a respeito do seletivo. O processo termina no setor Protocolo, no prédio da Engenharia, na Uema. O período de inscrição se estende até 4 de novembro.

O mestrado é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fapema e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA) e tem como objetivo formar recursos humanos altamente qualificados para atuar no setor aeroespacial. O mestrado terá duração de dois anos. Estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo que a Fapema está ofertando 16 bolsas, cada uma no valor de R$ 1.500 mensais.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o projeto atende, em parte, à demanda do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), mas também visa atender à demanda do parque tecnológico que possivelmente será implantado pelo Governo do Maranhão no estado. “Essa é uma área estratégica e o estado tem um grande déficit no número de mestres e doutores. Precisamos agir para elevar esses indicadores, por isso se justifica o aporte de recursos financeiros para a realização desse mestrado em parceria com o ITA”, explica Almada.

Podem se inscrever graduados e quem está se graduando em matemática, computação, física, engenharia mecânica, engenharia da produção, engenharia elétrica e civil. A taxa de inscrição é de R$ 180 e, além da documentação pessoal e do comprovante de pagamento da taxa, é necessário apresentar histórico escolar, declaração de conclusão ou estar concluindo o curso superior.

Coordenador do mestrado em sistemas computacionais aplicados à engenharia aeroespacial, o professor Henrique Mariano Amaral, da Engenharia da Computação da Uema, afirma que esta é uma oportunidade ímpar para o Maranhão porque hoje grande parte dos alunos que concorrem ao ITA tem que se deslocar até São José dos Campos, no estado de São Paulo. “Com essa parceria vamos começar a formar pessoas aqui mesmo. É uma situação nova e excelente para nossos alunos, que vão ter reconhecimento”, disse o coordenador.

O seletivo está marcado para 9 de dezembro. Nessa data, os candidatos participam de uma prova de Matemática e outra de Lógica, ambas do currículo do ensino médio. Também farão uma prova de Inglês (interpretação de texto). Os testes serão aplicados no período da manhã, em local ainda a ser definido.

  Categorias: