Abertas inscrições para participação na I Mostra Científica do Maranhão

outubro 11 15:52 2010

MOSTRAEstão abertas até o dia 18 de outubro as inscrições para os interessados em participar dos mini-cursos, palestras e oficinas que serão realizadas durante a I Mostra Científica do Maranhão. O número de vagas é limitado e os participantes receberão certificado. O evento, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), acontece na Praça Maria Aragão de 19 a 22 de outubro.

As inscrições devem ser feitas no site da fundação no endereço www3.fapema.br. Estão confirmadas cerca de 350 atividades na mostra que faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No Maranhão, a semana é coordenada Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec).

A mostra vai ocupar uma área de 600 m². O local vai receber cerca de 200 pôsteres, 30 palestras, cinco mini-cursos, oficinas e oito protótipos de inovações maranhenses. A Fapema realiza a feira em parceria com as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), Educação (Seduc), Universidades Federal do Maranhão (Ufma) e Estadual do Maranhão (Uema), Vale e Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).

A ciência e a tecnologia serão apresentadas de maneira lúdica e criativa. Ao entrar em contato com pequenos experimentos os participantes serão estimulados a perceber o quanto esses elementos estão impregnados no seu dia a dia. “As pesquisas científicas são capazes de gerar impactos positivos para o desenvolvimento social, cultural, político e econômico. Por isso, a sociedade deve estar mais próxima da ciência”, disse a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Estão confirmadas exposições institucionais da Universidade Bom Bosco, Uema, Uniceuma, Ufma (Mestrado de Biodiversidade e Conservação), Parque Botânico da Vale, Estaleiro Escola (que levará a Canoa Estandarte) e Embrapa. “A Mostra Científica reunirá as principais atividades de ciência e tecnologia realizadas no Estado. Será uma oportunidade para compartilharmos conhecimentos e popularizar nossas ações”, afirmou a representante da Uema na Comissão Organizadora do evento, Rita Seabra.

Confira a programação completa.

  Categorias: