Aberto II Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da Universidade Ceuma

Aberto II Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da Universidade Ceuma
novembro 11 11:48 2014

DSC01444Foi aberta na noite desta segunda-feira (10), no Espaço Renascença, a segunda edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, que reúne os cursos de Engenharia Civil, de Petróleo, Ambiental, de Produção, Sistemas de Informação, Design, Arquitetura e Gestão Ambiental da Universidade Ceuma.

O evento, que vai até o dia 14, recebeu apoio da FAPEMA por meio do Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos (AREC).

“Para a FAPEMA, é muito importante apoiar eventos como esse, que visam o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. O edital AREC tem justamente essa função, apoiar a realização de eventos de cunho científico, tecnológico ou de inovação no Maranhão, incluindo congressos, seminários, workshops e similares, podendo ser de âmbito internacional, nacional, regional ou local”, explicou Hallyne Davinck, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA, que representou a presidente da Fundação Rosane Guerra, no primeiro dia de Congresso.

Durante a abertura, o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros e Silva, frisou o crescimento das engenharias e o surgimento de novos cursos na instituição. Além disso, enfatizou o interesse dos alunos nesse tipo de evento.
“É essa união que nos fortalece, promovendo o crescimento da marca Universidade Ceuma”, assegurou.

Já na primeira palestra do evento, o assessor da Pró-Reitoria da área tecnológica e um dos organizadores do congresso, Prof. Sergio Silva, falou sobre o tema do congresso.

“Hoje não é possível se falar em inovação, tecnologia e sustentabilidade de forma dissociada. A Universidade Ceuma buscou trazer os melhores profissionais, com atuações de destaque nas suas áreas, agregando conhecimento aos nossos universitários e aos profissionais dessas áreas”, ressaltou.

O evento é aberto para a comunidade em geral: acadêmicos da instituição, alunos de outras IES, profissionais do setor, alunos do ensino médio que desejam ingressar em uma das áreas e empresas que possam proporcionar parcerias.

Sua programação contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e visitas técnicas. Algumas das palestras a serem proferidas são: Geometria aplicada à Engenharia, Sistema de abastecimento de água em São Luís, Saneamento Básico, Mecânica dos solos, Energias Renováveis: perspectivas e desafios, Recursos hídricos, Sistema de barragem, Engenharia Portuária, Conforto acústico, Custos industriais, Desenvolvimento de games, A necessidade é a mãe da invenção, Resíduos plásticos, Custo de obras, Instalações elétricas prediais e muito mais.

  Categorias: