Acelerador de partículas LHC quebra recorde mundial de energia

Acelerador de partículas LHC quebra recorde mundial de energia
dezembro 01 12:33 2009

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) já é o acelerador de partículas de energia mais alta do mundo, depois que feixes de prótons circularam nesta segunda-feira (30) a 1,18 Tera eletrovolts (TeV), informou o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CElhcRN, na sigla em francês).

O número bate o recorde mundial anterior de 0,98 Tev, alcançado pelo colisor Tevatron do Fermi National Accelerator Laboratory, nos Estados Unidos.

“Este evento constitui um importante marco no caminho rumo ao programa de física do LHC em 2010”, no qual se chegará até os 7 TeV (3,5 TeV por feixe), segundo uma nota o centro de pesquisa.

“Continuamos nos adaptando sobre como está sendo simples o manejo do LHC”, declarou o diretor-geral do CERN, Rolf Heuer, que, no entanto, se mostrou prudente ao afirmar que “seguimos passo a passo, ainda há muito a ser feito antes de começar a física em 2010”.

A próxima meta é aumentar a intensidade dos feixes até o Natal antes de extrair maiores quantidades de dados das colisões.

Para isso, o CERN deve garantir que uma maior velocidade dos feixes possa ser manuseada de maneira segura e que seja possível assegurar condições estáveis para os experimentos durante as colisões, o que se espera que leve cerca de uma semana.

  Categorias: