Ações para Mostra Científica 2013 em Caxias são apresentadas à FAPEMA

Ações para Mostra Científica 2013 em Caxias são apresentadas à FAPEMA
maio 28 20:08 2013

DSC02480Em reunião com a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA , Rosane Nassar Guerra, representantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Caxias, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Caxias e Secretaria Municipal de Educação de Caxias apresentaram o programa que estão desenvolvendo para a Mostra Científica 2013 no município, como parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT).

O grupo formado pelos professores da UEMA, Valney Moura, Maria de Fátima Salgado e Joseleide Teixeira, do IFMA, Luis Fernando Maia, e a gestora da Escola Municipal Maria Luiza Pereira, Conceição Maria Rodrigues, trouxe à FAPEMA o seu programa que contempla, além de Caxias, as cidades de Codó, Aldeias Altas e Coelho Neto. “Procuramos englobar todas as esferas possíveis, como as redes municipal, estadual e privada de ensino tanto de Caxias como dos municípios vizinhos. Nosso trabalho vem do desejo de unir forças para aproximar a ciência do dia a dia de nossa comunidade”, explicou a professora do Departamento de Física e Matemática da UEMA, Maria de Fátima Salgado.

Desde 2010 acontecem ações na região durante o período da SNCT, entretanto, todas eram pautadas por atividades isoladas realizadas por cada instituição. “Começamos a sentir a necessidade de união e integração, o público está crescendo ano a ano. Teremos atividades para estudantes especiais e idosos, por exemplo. Entendemos que todo mundo tem limitações, as atividades ajudam a mostrar o outro lado, as competências” comentou a diretora da escola Maria Luiza Pereira, que atende pessoas com necessidades especiais.

Para maior integração de toda a comunidade, a equipe também conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, além da FAPEMA. “Me sinto muito grata com esta iniciativa, é um sinal de que o edital está surtindo efeito. Caxias, que já é o segundo município em número de trabalhos, se torna um exemplo pra todo Maranhão. Estejam certos de contar com a FAPEMA”, disse aos presentes Rosane Guerra.

Segundo o grupo, em 2012 foram atingidos 1.500 alunos diretamente, e em 2013 espera-se que 5 mil estudantes participem das atividades. Para que este número seja atingido foram feitas oficinas com os professores para que se familiarizassem com a elaboração de projetos. “Fizemos um treinamento com muitos professores de várias escolas da cidade. Percebemos que os trabalhos existiam aos montes, mas a sistematização em um projeto acadêmico era algo distante da realidade das escolas. Até agora conseguimos que 19 projetos sejam inscritos no Edital SCT da FAPEMA, mas ainda temos vários trabalhos para serem inscritos”, salientou o diretor de Ensino do IFMA, Luis Fernando Maia.

A programação da Mostra Científica da região de Caxias estará disponível no site da UEMA em uma página especial, logo que o programa estiver finalizado.

  Categorias: