AEB participa de palestra sobre área aeroespacial na Universidade de Brasília

AEB participa de palestra sobre área aeroespacial na Universidade de Brasília
dezembro 16 14:51 2009

Termina hoje (16) o 1º Brazilian-Ukrainian Workshop on Aerospace Science and Technology. O evento, que começou na segunda-feira (14), tem a presença de pesquisadores brasileiros, ucranianos e estudantes. Na abertura dos trabalhos o embaixador da Ucrânia no Brasil, Volodymyr Lákomov, abordou a importância do eaebvento e da cooperação entre os países.

O diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Himilcon Carvalho, que também participa do workshop, destacou o Programa Espacial Brasileiro e a necessidade do País desenvolver seu próprio lançador. Ele também apresentou os satélites Cbers e SCD, além dos satélites previstos para o futuro: Amazônia – 1, GPM, Lattes, Mapsar e SGB. Carvalho explicou a cooperação com a Ucrânia, por meio da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). “O objetivo é entrar no mercado internacional de lançamentos com o foguete ucraniano Cyclone-4, sendo lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)”, no Maranhão, observou.

O workshop é uma oportunidade para apresentação de trabalhos e resultados na área aeroespacial de ambos os países. No evento, organizado pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, os participantes também podem se atualizar sobre as tendências e tecnologias relacionadas à propulsão, controle e automação, veículos de lançadores e satélites.

Segundo o professor Carlos Alberto Gurgel, do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, a proposta é semear o conhecimento na área espacial. “A parceria visa a desenvolver atividades em todos os níveis da área aeroespacial” .  A intenção é criar cursos de mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Aeroespacial na Universidade.

  Categorias: