Ainda dá tempo! Matricule-se nos minicursos da 71ª Reunião Anual da SBPC

As matrículas estão disponíveis até o dia 11 de julho. Mas fique atento, porque as vagas são limitadas.

Ainda dá tempo! Matricule-se nos minicursos da 71ª Reunião Anual da SBPC
junho 25 17:00 2019

Estão abertas, até 11 de julho, as matrículas para os 46 minicursos que serão ministrados durante a 71ª Reunião Anual da SBPC. O evento será realizado de 21 a 27 de julho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”.

Os minicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento. Para quem se interessa por questões ambientais e sustentabilidade, serão ofertadas diversas atividades como, por exemplo, “Biodiversidade de frutos do Cerrado/Pantanal: potencialidades nutricionais, tecnológicas e sensoriais”, “Riscos dos agrotóxicos”, “Uso de microssatélites como ferramenta para estudos de diversidade e estrutura genética”, “Cultivo de espécies arbóreas do Cerrado como instrumento de valorização do bioma “Saúde, meio ambiente e objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): novas linguagens e novos recursos”, “Estuário, manguezal e sistemas aquícolas ricos em biodiversidade”, “Inovação em produtos lácteos e cárneos com frutos nativos” e, ainda, “Como restaurar ambientes degradados?”.

Os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Pesquisa em jornalismo em tempos de mudanças estruturais do campo profissional: linguagens e dilemas”, “Etnomusicologia, uma alternativa educacional e cultural em comunidades de prática” e “O corpo humano na educação e na divulgação da ciência”.

Já para quem é mais ligado na área de Educação, os minicursos “Saúde e meio ambiente nas salas de aulas multimídias” e “A educação científica crítica: experiência docente e a abordagem extensionista na educação básica” são oportunidades para ampliar o conhecimento docentes. O minicurso “Matemática e mágica  –  o fascínio em mão dupla”, também é uma boa dica tanto para se interessa por educação, quanto pelo fascinante mundo da matemática.

Quem tem interesse por saber mais sobre primatas, poderá se matricular nos minicursos “Introdução à primatologia: técnicas de manejo e observação para estudos com primatas”, “Translocação de primatas: abordagem comportamental”.

Para professores que querem tornar as aulas de Genética mais entusiasmantes, o minicurso “Caminhando pela genética por meio da teoria e práticas alternativas”, tem como objetivos atualizar e prover estratégias facilitadoras ao processo ensino-aprendizagem.

Os conhecimentos indígenas também serão destaques nos minicursos. Em comemoração ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, declarado pela Unesco para ser celebrado em 2019, será oferecido o curso “Gramática universal e línguas indígenas”. E o minicurso “Conhecimentos tradicionais e consciência museológicas do movimento indígena” discutirá as implicações da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Veja aqui a lista completa dos minicursos oferecidos.

Vagas limitadas

Os minicursos ocorrerão entre os dias 22 e 25 de julho, das 08h às 10h. Cada minicurso tem carga horária de oito horas e para obter o certificado de frequência é preciso ter no mínimo de 75% de presença. Todos eles ocorrerão simultaneamente, por isso, é possível fazer a matrícula em somente um minicurso.

Quem não conseguir se matricular online, poderá fazer presencialmente nos dias 21 e 22  de julho na Secretaria de Credenciamento, na UFMS. Mas fique atento, pois as vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula. As normas de inscrição estão disponíveis no site do evento. Para fazer matrícula nos minicursos é preciso estar inscrito na Reunião Anual. Quem ainda não se inscreveu, poderá fazê-lo por esse link.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/

Fonte: Jornal da Ciência

  Categorias: