Alunos do Campus Chapadinha participam da Semana Nacional de Oceanografia

Alunos do Campus Chapadinha participam da Semana Nacional de Oceanografia
agosto 12 14:33 2011

CCAA_ChapadinhaOs alunos Luiz Phelipe Nunes e Silva, Diego Sousa Campos, Maura Sousa Costa e Jakeline Almeida Carneiro, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha (CCAA), foram destaque da Semana Nacional de Oceanografia (SNO), que acontece de 07 a 12 de agosto, no Campus do Bacanga da UFMA, em São Luís. Eles fazem parte do Laboratório de Organismos Aquáticos do CCAA, coordenado pelo professor Dr. Jorge Luiz Silva Nunes, e apresentaram vários trabalhos, entre eles: “Morfometria Geométrica e Ecomorfologia de Cinco Espécies de Peixes Residentes de Poças de Marés da Ilha do Maranhão”; “Comunidade Meiofaunística de dois Estuários no Golfão Maranhense, Litoral Equatorial Amazônico – Brasil” e “Incidência da Caravela Physalia physalis em Praias Urbanas de São Luís”.

“A participação de alunos do Campus de Chapadinha em eventos científicos desse porte é muito importante, pois permite trocar ideias e experiências com outros pesquisadores, e isso ajuda na formação profissional”, explicou o professor Jorge Nunes, do curso de Ciências Biológicas. Durante o encontro, Jorge ministrou o minicurso “Peixes Intertidais”.

Tradição – A Semana Nacional de Oceanografia – SNO é organizada desde 1987, por estudantes de graduação. Tem como objetivo integrar a comunidade de oceanógrafos (estudantes e profissionais) por meio do intercâmbio de informações entre alunos, pesquisadores e profissionais de diferentes instituições de Ensino, Pesquisa, Governamentais e ONGs. Com 22 edições realizadas, o encontro já foi realizado em vários estados do Brasil e é um dos eventos mais tradicionais da oceanografia brasileira. Este ano a SNO destacou as características regionais do litoral maranhense (Reentrâncias, Golfão, Lençóis e o Delta), e teve como tema “Ecossistemas Costeiros Tropicais: Potencialidades, Riscos e Desafios”.

A programação da Semana encerra nesta sexta-feira (12), e é formada por mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, apresentações de trabalhos científicos, vivências de campo, reuniões para discutir assuntos ligados à profissão de oceanógrafo, jogos esportivos universitários, eventos culturais e uma excursão a cidade de Barreirinhas (Lençóis Maranhenses).

 

  Categorias: