Alunos do ‘Cidadão do Mundo’ participam de testes de língua estrangeira

fevereiro 19 13:36 2016

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realiza, nesta sexta-feira (19), a última etapa do processo seletivo do ‘Programa Cidadão do Mundo’ com a aplicação das provas de inglês, francês e espanhol aos 200 candidatos que participam do processo.Os candidatos de outros municípios farão as provas no sábado (20).

O Cidadão do Mundo é um programa de intercâmbio internacional do Governo do Maranhão criado pela Secti e oferece oportunidade a jovens estudantes da rede pública maranhense de viajar e realizar intercâmbios culturais com todas as despesas pagas pelo governo.

“Nosso grande objetivo é vencer a barreira do segundo idioma. Isso para ciência e tecnologia é fundamental porque hoje para você fazer um mestrado ou doutorado ou até mesmo participar de um ‘Ciência sem Fronteiras’, é exigido o segundo idioma. E nós estamos extremamente prejudicados, do ponto de vista do estado do Maranhão, em relação a este item”, argumentou o secretário Bira do Pindaré ao ressaltar que foi isso que levou a Secretaria a criar um programa focado na formação do segundo idioma “para que possa fortalecer o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado”.

Nessa última etapa serão classificados 100 candidatos que passarão três meses estudando no exterior. O Programa Cidadão do Mundo contempla jovens que têm entre 18 e 24 anos. O Governo do Maranhão disponibilizará aos estudantes durante o intercâmbio, entre outras coisas, bolsa de estudo mensal no valor de R$1.500, moradia, auxílio na saúde, assistência psicológica para os beneficiados e suas famílias, Citytour com visitas a museus e instituições de Ensino e Pesquisa.

Provas
As provas serão aplicadas de acordo com o nível de proficiência do candidato. O teste final será realizado da seguinte forma:

Prova de INGLÊS
Nível Básico – local: NCL Núcleo de Cultura Linguística da UFMA/ horário: 8h às 12h
Nível Intermediário – local: NCL Núcleo de Cultura Linguística da UFMA/ horário: 14h às 18h
Nível Avançado – local: miniauditoria Paulo Freire Asa Sul UFMA/ horário: 8h às 12h

Prova de ESPANHOL
Nível Básico – local: NCL Núcleo de Cultura Linguística da UFMA/ horário: 14h às 18h (para alunos do turno vespertino), 18h às 22h (para alunos do turno noturno)

Prova de FRANCÊS
Nível Básico – local: NCL Núcleo de Cultura Linguística da UFMA/ horário: 18h às 22h
Os candidatos de outros municípios farão as provas no sábado (20), no Núcleo de Cultura Linguística da UFMA, das 8h às 12h. Não haverá prova de segunda chamada.

  Categorias: