Alunos do IEMA recebem kits para fazer robôs e ampliar pesquisas

Alunos do IEMA recebem kits para fazer robôs e ampliar pesquisas
maio 29 14:25 2019

Seis unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) receberam nesta terça-feira (28) kits para as aulas práticas de Robótica realizadas em sala de aula. Compostos de 111 periféricos, os instrumentos vão ampliar o desempenho dos estudantes na área.

“O kit de robótica educacional tem por objetivo apoiar a prática dos professores do IEMA no desenvolvimento de aplicações que vinculem a robótica com os cursos técnicos que nós realizamos em cada unidade plena”, explicou o reitor Johnatan Almada.

A entrega contemplou as unidades plenas do Itaqui-Bacanga, Cururupu, Matões, Bacabeira, Brejo e Santa Inês.

Reitor Johnatan Almada na entrega dos kits de robótica (Foto: Carlos Pereira).

De acordo com o professor e coordenador de Robótica Fábio Souza, além das competições, com os kits os alunos também poderão ampliar as pesquisas já desenvolvidas.

“Com esses kits, nas unidades em que ele já existe, já conquistamos títulos estaduais, somos os campeões estaduais. Já conquistamos títulos nacionais e internacionais e agora os professores podem trabalhar projetos de pesquisa”, disse o professor.

Kits de robótica (Foto: Carlos Pereira).

“Esses kits são para os professores trabalharem experimentos voltados aos editais da FAPEMA, editais da Capes, aos editais do CNPQ e participação em feiras”, completou.

Professor de Física e Robótica, Fábio Souza explicou que, com o kit, os alunos da unidade de Brejo vão ter uma participação melhor na reunião deste ano da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em Mato Grosso do Sul. Quatro estudantes foram selecionados e serão acompanhados pelo professor.

“Com esses kits, a gente vai poder aprimorar os nossos projetos, aumentar os que já estão em andamento e os que vamos apresentar na SBPC no dia 24 de junho”, completou.

Com apenas 1 ano, a unidade tem 117 alunos que participam das aulas de robótica, além de outros 30 estudantes de outras escolas que fazem parte do Clubinho de Robótica.

 

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Maranhão

  Categorias: