Amazonas tem pesquisadores aprovados na Rede Malária

Amazonas tem pesquisadores aprovados na Rede Malária
outubro 02 11:53 2009

Duas propostas de pesquisa em malária submetidas por pesquisadores do Estado do Amazonas foram aprovadas na primeira chamada do Subprograma Temático do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex-Rede Malária). Wanderli Pedro Tadei, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Graça Alecrim, da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), estão na lista divulgada nesta quarta-feira (30/9) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em todo o país, 16 cientistas foram contemplados.malaria

Com recursos da ordem de R$ 15 milhões, o edital volta-se a promover a implantação e o fomento de uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em malária, formada por pesquisadores de instituições sediadas nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro ou São Paulo, por meio de equipes que envolvam a participação de pesquisadores da Amazônia Legal.

A Rede de Pesquisa em Malária, cuja primeira diretriz é responder as necessidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) em malária, notadamente para a região Amazônica, surgiu por iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e resulta de convênio firmado entre o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fapeam, o Ministério da Ciência e Tecnologia, via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCT/CNPq), o Ministério da Saúde, via Departamento de Ciência e Tecnologia (MS/Decit), e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Maranhão, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, o fato dos dois pesquisadores terem conseguido aprovar suas propostas mostra que o nível dos cientistas que hoje trabalham no Estado do Amazonas é muito bom. Isto por que só puderam se candidatar ao edital pesquisadores beneficiários de bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, ou que possuíssem perfil equivalente reconhecido pelos avaliadores, qualificação que identifica os cientistas mais produtivos em atividade no Brasil.

Isso vai repercutir junto à sociedade, gerando conhecimentos que poderão se tornar benefícios, via políticas públicas, para as populações urbanas e rurais, além dos ribeirinhos, é claro”, comemora.

Odenildo Sena avalia que o Estado do Amazonas tende a receber grandes impactos positivos também com a execução das propostas dos pesquisadores de outros estados, por se tratar de um campo de pesquisa dentro do bioma amazônico. Conforme ele, no futuro, o próprio Ministério da Saúde e os sistemas municipal e estadual de saúde do Amazonas poderão ser fortalecidos com a execução dos projetos da Rede Malária.

Estamos dando um salto importante, tanto em termos de valores quanto de qualidade de investigação científica. E todos nós sabemos que a ciência bem produzida tende a gerar benefícios sociais, que é o que esperamos com a execução das pesquisas deste edital”, completa Sena.

O modelo da Rede de Pesquisa em Malária, que resultou de articulação inicial da Fapeam, está sendo tomado agora como referência nacional pelo CNPq para instituição de outras redes de pesquisa, a exemplo da Rede Dengue, cuja primeira reunião preparatória para configuração do edital ocorreu nesta terça-feira (29/9) em Brasília. O edital da Rede Dengue também deve ser lançado ainda este ano.

Confira, abaixo, a lista dos contemplados, com base nos critérios estabelecidos pelo edital de  Nº 09/2009 – PRONEX (MCT/ CNPq / MS/SCTIE/DECIT / FAPEAM / FAPEMA / FAPEMAT / FAPEMIG / FAPESPA / FAPERJ /FAPESP).

 

Processo

Solicitante

Instituição

555655/2009-1

Alaide Braga de Oliveira

UFMG

555663/2009-4

Alvaro Eduardo Eiras

UFMG

555675/2009-2

Antoniana Ursine Krettli

CPqRR

555667/2009-0

Célia Regina da Silva Garcia

USP

555670/2009-0

Claudio Tadeu Daniel Ribeiro

FIOCRUZ

555652/2009-2

Cor Jesus Fernandes Fontes

UFMT

555658/2009-0

Hugo Caire de Castro Faria Neto

IOC

555659/2009-7

Joseli de Oliveira Ferreira

FIOCRUZ

555669/2009-2

Lin Chau Ming

UNESP/

BOTUCATU

555648/2009-5

Margareth de Lara Capurro-Guimarães

USP

555666/2009-3

Maria das Graças Costa Alecrim

FMT/AM

555673/2009-0

Maria de Fatima Ferreira da Cruz

FIOCRUZ

555654/2009-5

Marinete Marins Povoa

IEC

555672/2009-3

Pedro Melillo de Magalhães

UNICAMP

555646/2009-2

Ricardo Tostes Gazzinelli

UFMG

555665/2009-7

Wanderli Pedro Tadei

INPA

 

 

 

 

Боюсь, что "Скачать алексея степина"такая игра не стоит свеч.

Трус почти оправился от "Программа radmin скачать"испуга ведь помощь была уже совсем близко, и он оглянулся из "Скачать новые windows xp 2012"любопытства, чтобы посмотреть, чем закончилась схватка между охотником и Гарсией.

Я напишу, что я много "Скачать программы для создавания видео"чему научился и стал не таким, "Скачать xt mobile xt"каким был прежде, но все же "Скачать патч для cs source"я белый.

Тотчас же раздаются бурные возгласы одобрения; один зловещий голос звучит громче "Him скачать все альбомы him"других.

Да и открылась стена по-иному, не размякла, "Alkogol 120 скачать"а растаяла, оставив в воздухе лишь розовый туман.

Так как он не "Новые игры про рыбалку"может ни плавать, ни нырять, то не может, конечно, "Скачать клип королева королева"и вылавливать рыбу из воды.

  Categorias: