Ano Internacional do Planeta lança concurso para estudantes

Ano Internacional do Planeta lança concurso para estudantes
outubro 07 11:34 2009

O projeto do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) promove um concurso que vai eleger quatro estudantes de 18 a 22 anos para participar da solenidade de encerramento do evento, que ocorre de 19 a 22 de novembro, em Lisboa, Portugal.aipt

Para participar, os interessados devem apresentar – até o próximo dia 30 – um trabalho sobre um dos dez temas listados: Água Subterrânea, Desastres Naturais, Terra e Saúde, Clima, Recursos naturais e Energia, Megacidades, Núcleo e Crosta terrestres, Oceanos, Solos, Terra e Vida.

Os trabalhos, que serão avaliados pelo Comitê Nacional do AIPT – formado também por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) -, podem ser enviados em formatos diversos, como ensaio, poema, música, desenho, vídeo ou fotografia.

A análise dos trabalhos leva em conta aspectos como criatividade, originalidade, sintonia com o tópico e estilo da produção. O resultado do processo nacional será anunciado até 5 de novembro , quando os trabalhos selecionados serão encaminhados ao Comitê Internacional para o julgamento final. Os estudantes classificados receberão passagens aéreas e estadas para participar do evento.

Regras de apresentação

Todos os formatos de apresentação atendem a regras específicas, determinadas pelo APTI. Os ensaios devem ter, no máximo, 1,6 mil palavras, enquanto categorias como poema e música não podem ultrapassar o número de 400 palavras. Desenhos e pinturas devem ser inscritas no formato A3 (29,7 x 42 centímetros) e filmes e desenhos animados só podem ter duração de 10 minutos máximos.

Os trabalhos devem ser enviados pelo correio ao Comitê Brasileiro do Ano Internacional do Planeta Terra, no endereço: SQS 104, Bloco E, apartamento 201, Asa Sul, CEP 70343-050, Brasília (DF). Cada trabalho deve ser endereçado a Carlos Oiti Berbet (coiti@mct.gov.br).

O projeto do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) foi apresentado conjuntamente pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) e a Organização para a Educação, Ciência e Cultura da Organização das Nações Unidas (ONU/Unesco).

O evento foi oficialmente proclamado em 2005, na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA). A programação previa ações para o ano de 2008, mas com atividades a serem desenvolvidas desde janeiro de 2007 até dezembro de 2009.

A Assembléia ainda encorajou todos os Estados Membros do sistema das Nações Unidas a utilizarem o Ano para intensificarem a divulgação da importância das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentado e, nesse sentido, promoverem ações de caráter local, nacional, regional e internacional.

  Categorias: