Ao Mestre da Cultura Popular Brasileira e da Africanidade Religiosa

A FAPEMA, presta sua homenagem e agradecimentos ao Professor Sérgio Ferretti, a ele nossos aplausos e nossa solidariedade aos familiares e amigos.

maio 23 17:07 2018

Texto: Profª Drª Silvane Magali Nascimento, Diretora Científica da FAPEMA

O Maranhão e o Brasil perdem hoje (23/05/2018), um grande pesquisador e cientista voltado à cultura popular, às religiões de matriz africana (com destaque para o Tambor de Mina), ao sincretismo e a outras linhas temáticas afins. Faleceu o Professor Doutor SÉRGIO FIGUEIREDO FERRETTI.

Ferretti, Mestre e Doutor em Ciências Sociais, Antropólogo incansável em transformar temáticas cotidianas da cultura popular em objeto de estudo, dando relevância, cientificidade e fazendo emergir para a sociedade e para as agendas públicas de governos, o que antes parecia tão somente um tema ou uma prática social. O professor Ferretti, com acuidade sempre se preocupou em nos revelar a arte da pesquisa e dessa forma, nos mostra como o popular e o erudito podem e devem dialogar como condição essencial da ciência como vida.

Ligando e religando teoria e prática, o Professor Ferretti desenvolvia a pesquisa participativa nas suas mais diversas modalidades, aproximando-se do universo pesquisado não de forma contemplativa, mas com envolvimento e comprometimento de quem socializa os conhecimentos entre pesquisador e sujeitos do universo pesquisado.

Com o compromisso de fazer da ciência uma fonte permanente para conhecer e pensar o mundo e assim produzir conhecimentos para socializá-los e multiplicá-los na dinâmica do debate entre afirmações e contraposições, o Professor Ferretti tornou-se referência no Maranhão e no Brasil na produção acadêmica (livros, artigos e outras valiosas produções). Por meio de pesquisas e atividades de extensão formou gerações e com os fazedores da cultura popular e com os sujeitos das religiões de matriz africana, partilhou e caminhou na construção de uma sociedade mais respeitosa e menos desigual no trato com a diversidade cultural e religiosa.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, presta sua homenagem e agradecimentos ao Professor Sérgio Ferretti, a ele nossos aplausos e nossa solidariedade aos familiares e amigos.

  Categorias: