Apresentação de editais da Fapema é levada ao interior do MA

Apresentação de editais da Fapema é levada ao interior do MA
setembro 10 13:52 2009

Com o objetivo de atrair pesquisadores que desenvolvam trabalho de pesquisa relevante para o Estado e de interiorizar as ações da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao DeseChapadinha2nvolvimento Científico e Tecnológico do Estado (Fapema), a diretora presidente da Fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra, esteve nesta sexta-feira, 04, em Chapadinha, apresentando à comunidade científica local os dez editais lançados pela Fapema.

A difusão dos editais faz parte da estratégia da Fapema para que os interessados em apresentar projetos aproveitem todos os recursos que estão sendo disponibilizados pelo governo do Estado, por meio da Fundação.  Os recursos financeiros, que somam cerca de R$ 3,5 milhões, destinam-se ao financiamento de projetos de pesquisa cientifica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento.

“O lançamento de novos editais e a equiparação das bolsas de pós-graduação da Fapema com as da Capes, anunciada mês passado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, fazem parte da nova política do governo Roseana Sarney de valorização do pesquisador maranhense”, disse Rosane Guerra.

Segundo a presidente, a medida mostra o compromisso do governo e da Fapema em querer melhorar os indicadores técnico-científicos do Estado. O lançamento dos editais é resultado de parceria entre a Fapema, o CNPq e os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia.

Chapadinha1Para o representante do escritório da Fapema em Chapadinha, professor Lívio Martins, a vinda da diretora da Fundação ao município garante um espaço de discussão com a comunidade científica da região. “Além de levar ao conhecimento dos pesquisadores locais os editais que estão em andamento, esse momento abre espaço para que a Fapema conheça melhor quais sãos os anseios da comunidade local, o que servirá para a Fundação planejar os próximos editais”, observou Lívio.

O professor e jornalista, Ivandro Coelho, elogiou a iniciativa da diretora da Fapema em sair de São Luís para levar ao conhecimento da comunidade de outras regiões o trabalho que é realizado pela instituição. “Muitos trabalhos de pesquisa ficam engavetados por falta de apoio que poderia ser adquirido se houvesse um conhecimento maior das linhas de financiamento da Fapema”, disse Ivandro.   

Aproximação – A visita da presidente ao município também teve o objetivo de aproximar a Fapema das instituições de ensino do Estado e dos pesquisadores, bem como dinamizar o acesso às informações sobre os editais que estão em andamento e recursos disponíveis para a produção cientifica maranhense.  

“Estamos aqui para esclarecer dúvidas e mostrar que a instituição está trabalhando para garantir mais apoio aos pesquisadores maranhenses que também desejam promover o desenvolvimento do Estado”, disse Rosane.

Editais – Entre os editais inéditos está o Edital Universal, que contempla pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e desenvolvimento e/ou ensino e pesquisa, pública ou privada, sediada no Maranhão. Os recursos alocados pela Fapema para este edital são da ordem de R$ 1,5 milhão. As propostas para este edital devem ser apresentadas por pesquisadores doutores ou mestres, vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centro tecnológico, público ou privados, sem fins lucrativos, sediados no Maranhão. A data limite para submissão on-line das propostas é dia 21 de setembro e para postagem é dia 23.

Os outros três editais inéditos são os de Auxilio à Editoração para publicação de livros, Auxilio à Publicação de Artigos e Auxilio à Manutenção e Conserto de Equipamento – Infraestrutura. Os dois primeiros visam incentivar as publicações científicas e tecnológicas, em especial aquelas de natureza inédita, visando difundir conhecimento, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento cientifico – cultural. O de infraestrutura objetiva apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa cientifica e tecnológica nas instituições de ensino superior e de pesquisa, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e de novos grupos, em qualquer área de conhecimento.

Estão abertos ainda os editais para o Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), para atração de doutores, sendo que cinco das 14 bolsas que estão sendo oferecidas são destinadas a profissionais com formação nas áreas de abrangência da Refinaria Premium; o Pronex para grupos de excelência, Bolsa de Iniciação Científica Júnior, Bolsa de Apoio Técnico, Bolsa PPSUS, para pesquisa em saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, e o edital do Prêmio Fapema.

Prêmio Fapema

A premiação é destinada a estudantes do ensino fundamental, médio, da graduação, recém formados, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social e inventores locais. Ele está dividido em sete categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.

O tema deste ano é “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão”, e visa fomentar as discussões sobre este grande projeto a ser implantado no município de Bacabeira (MA).

 

И вот "Скачать игру десять миллионов на компьютер"послушайте, что случилось "Скачать картинки лев"дальше.

Потому что я дал "Скачать рамки для чертежей"себе слово, что все мы "Sony ericsson mw600 инструкция"выберемся отсюда живыми, "Самоучитель вождение автомобиля скачать бесплатно"и не допущу, чтобы ты достался "Песня far far"стервятнику.

Он пробежал левой "Скачать бесплатно песню руки вверх танцуй без меня"рукой к кисти "Видео приколы на телефон скачать на телефон 3gp"правой.

Я отправляюсь туда, где "Скачать справочники транзисторов"меня будут по-настоящему ценить "Скачать аудио мод"и уважать.

Ладони слегка защипало в ответ.

Это было бы нарушением естественного порядка вещей.

  Categorias: