Plano de difusão tecnológica do estado é apresentado em reunião

Plano de difusão tecnológica do estado é apresentado em reunião
abril 06 15:01 2015

0IMG-20150401-WA0020Na última quarta-feira (01), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa esteve na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), em reunião com o secretário Bira do Pindaré, para apresentação do “Plano de Metas – Ciência, Tecnologia e Inovação para Todos Nós”. Participaram também do encontro, os pró-reitores de Planejamento, Roberto Serra; e de Administração, Gilson Mendonça; o professor Antônio Pereira, assim como representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

“Definir bem nossas ações é de extrema importância para a difusão tencológica no nosso estado. Para isso, contamos com as instituições parceiras, a fim de garantir o acesso à educação e a oferta de oportunidades”, manifestou o secretário.

Dentre os eixos estratégicos apresentados pelo secretário Bira do Pindaré, estão a democratização do acesso à Educação Superior nos municípios com baixo IDH, através da Implantação do Programa Estadual de Estágio Acadêmico Profissional; o fortalecimento da cidadania digital para ampliar o acesso da população à internet e a democratização do acesso ao ensino; fomento à pesquisa e inovação tecnológica através da Implantação de programas de incentivo ao ensino e ao emprego (Pronatec), programas de captação de conhecimentos e Habilidades (ProUni; a criação de Centros de Vocação Tecnológica e etc.

Para o reitor Gustavo Costa, a reunião oportunizou a discussão de ideias para angariar avanços do estado. “Estou feliz pelos avanços que virão com os mecanismos que foram traçados. Esse é um momento de mudança porque nos dá a possibilidade de dialogarmos conjuntamente na condução da difusão tecnológica e na inclusão digital”. Ele ainda destacou que a Uema participará ativamente das estratégias e que está de “portas abertas” para assegurar a evolução no âmbito acadêmico e profissional aos maranhenses”.

Foto: Edson Ferreira

 

  Categorias: