Assessora de Planejamento da Fapema apresenta editais em Encontro Indústria de Talentos

Assessora de Planejamento da Fapema apresenta editais em Encontro Indústria de Talentos
agosto 07 20:00 2012
Foto_15_Jovens_TalentosOs cursos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado, por meio do Programa Maranhão Profissional foram apresentados nesta terça-feira (7) a estudantes que participam do Encontro Indústria de Talentos. Além da palestra sobre o programa, os participantes do evento puderam participar de palestra sobre Formação de Recursos Humanos e conhecer melhor os editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) voltados para a iniciação cientifica. Os estudantes foram também chamados a se inscrever no Prêmio Fapema 2012.

O encontro é uma promoção da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), por meio do Instituo Euvaldo Lodi (IEL) e tem o Governo do Estado como parceiro.  O objetivo do evento, que se estende até às 18h de quarta-feira (8), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santa, é estimular a qualificação de mão de obra local, segundo as necessidades das indústrias maranhenses. A estimativa é que 6 mil estudantes participem do encontro, que congrega ainda a 1ª Feira de Profissões para Indústria e o 6º Encontro Maranhense de Estágio.

Para a estudante do 3º ano do Centro de Ensino Governador Edson Lobão (Cegel),  Keiciane Durães Castro, e para sua amiga, Amanda Cristina Dias, que também estuda no Cegel, o evento é muito importante para motivar o aluno a se qualificar cada vez mais. “Além de mostrar as oportunidades de qualificação profissional o encontro também apresenta as oportunidades de emprego”, afirmou Keiciane durante visita aos estandes das secretarias de estado de Ciência e Tecnologia e da Indústria e Comércio, instaladas na Feira de Profissões.

Na palestra sobre o Maranhão Profissional o coordenador do Programa, Fernando Lima, falou sobre o objetivo e estimulou os estudantes a se inscrever nos cursos. Segundo ele, a grande oferta do mercado é para profissionais de nível técnico, daí o foco dos cursos serem para essas áreas. “Um profissional com nível técnico é rapidamente absorvido pelo mercado, sendo esse o objetivo do governo: qualificar o profissional e colocá-lo no mercado de trabalho”, contou.

O coordenador destacou que é fundamental que, ao concluir um curso profissionalizante o participante, imediatamente, se cadastre no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para concorrer às vagas de emprego intermediadas pela Secretaria de Trabalho/Sine é necessário realizar o cadastro do trabalhador, que consiste na elaboração de um perfil de trabalhador baseado nas experiências profissionais adquiridas, qualificações já realizadas, além de informações pessoais. O site da secretária é www.trabalho.ma.gov.br.Foto_10_Jovens_Talentos

O Maranhão Profissional é um dos programas da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e é desenvolvido pelo governo, com o apoio da iniciativa privada e das instituições de ensino. O governo do Estado também oferece cursos profissionalizantes, por meio da Univima, dos Cetecmas e da Universidade Estadual (Uema).  Somente por meio do Maranhão Profissional foram qualificados, em 2011, 83.650 maranhenses. A meta para este ano é qualificar 150 mil para que, até 2014, o governo cumpra a meta de qualificar 400 mil trabalhadores.

O superintendente da Fiema e IEL, Marco Antônio Moura, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e com a iniciativa privada para o sucesso do evento. “Cada ator que participa desse desenvolvimento está aqui mostrando e apresentado de que forma contribui e de que forma pode contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou Marco Moura.

Editais Fapema

Ao falar sobre a formação de recursos humanos e sobre os editais da Fapema, a assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da fundação, Marcia Maciel, declarou que o Encontro Indústria de Talentos se apresenta como uma boa oportunidade para a fundação divulgar suas ações. “Aqui é um espaço onde estamos mostrando aos estudantes que os editais da Fapema não são voltados apenas para a academia, mas também para estudantes do ensino básico, a exemplo do IC Jr e do Prociência”, destacou.  Ela falou para os alunos abrirem sempre o site da fundação (www3.fapema.br) para ver quais os editais abertos e em quais eles podem participar.

No segundo momento da palestra, Marcia Maciel convidou os alunos a se inscrever no Prêmio Fapema 2012, que está com inscrição aberta até o dia 26 deste mês. Eles podem se inscrever na categoria Pesquisador Júnior, que é destinada alunos de ensino médio ou técnico de instituição de educação básica do estado que estejam, comprovadamente, envolvidos em atividades de pesquisa sob orientação de um professor/pesquisador.

Мелиаш неопределенно "Костюмы винкс энчантикс"пожал плечами и отошел, вглядываясь в сторону "Бесплатные игры на nokia 5230"холма за лагерем.

В самом деле, не станет ведь "Скачать сынок чай вдвоем"женщина заводить разговор о старых добрых временах, когда "Скачать игра lines"ты шмякал ее дубиной по макушке и волок в пещеру, если не хочет "Скачать альбомы дискотеку 80 х"этим что-то сказать.

Наконец "Adobe flash player скачать на телефон"Чиун отвлекся от своих мыслей и посмотрел на Пульяна.

Он обнаружил, что его зрение вернулось "Чита герлз песни скачать бесплатно"в нормальный ракурс.

Мы "Игра человек паук 3 на psp скачать"начали подниматься почти сразу же, и хотел "Nokia мелодия скачать"бы я знать, о чем думали в этот "Большая игра дамблдора"момент Бартелми и Дэвис.

Однако окрестить явление еще не значит понять его.

  Categorias: