Assessores de Comunicação de FAPs ganham espaço no Fórum CONFAP

novembro 10 18:45 2016

As conclusões da Reunião dos Assessores de Comunicação de FAPs foram apresentadas como primeiro item da pauta do Fórum CONFAP, encerrado dia 9 de novembro, em Campo Grande. Vários presidentes reconheceram o papel estratégico da divulgação e principalmente do jornalismo científico para dar visibilidade a oportunidades e resultados de pesquisa.

A crescente importância da comunicação nas relações internacionais do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) foi abordada por Heloisa Dallanhol, Coordenadora de Comunicação da instituição. Para abordar o caso específico do Fundo Newton, foi convidada a falar Camila Almeida, do Conselho Britânico, um dos parceiros do CONFAP para lançamento e avaliação de chamadas conjuntas.

A jornalista Jéssica Trombini explicou como se dá o aproveitamento de notícias do CONFAP e das FAPs nas esferas nacional e estadual, incluindo publicações do porte do Jornal da Ciência e da Agência CT&I, entre outras questões operacionais.

“Os meios de divulgação usados pelas FAPs: desafios e perspectivas” foram tema do segundo bloco da reunião, conduzida dia 8 de novembro. Bruno Araujo Corrêa, Kátia Bianca Iglesias Rocha Motta e André Henrique Martins da Silva, deram detalhes sobre o programa Mídia Ciência da Fundect, considerado um case de sucesso que pode ser adaptado por outras FAPs e hoje envolve 8 bolsistas. “Conforme a equipe cresce, aumenta o trabalho e a cobrança. Mas quem não tem nenhum publicitário, não consegue fazer quase nada,” conclui Bianca, que coordena o programa. O Midia Ciência serviu de modelo para a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e pode ser modelo também para a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que agora tem como reitor Marcelo Turine, ex-presidente da Fundect, anfitriã do evento.

Maristela Sena dos Santos, coordenadora do Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA, falou sobre a comunicação como instrumento de transparência institucional, numa apresentação rica em exemplos e experiências exitosas. O debate final foi mediado por Núbia Rodrigues Barbosa e Renan Rigo, ambos da FAPEG, e teve participação de Adriana Freitas (FAPITEC/SE), Vilma Naísia Xavier (FAPEAL), e de outros assessores presentes.