Atividades que serão realizadas durante a SNCT contemplam público de todas as idades

Atividades que serão realizadas durante a SNCT contemplam público de todas as idades
setembro 05 22:04 2012

Visitas a Casa Solar, que combate o desperdício de energia; apresentação de tecnologias aeroespacial, exposições de maquetes de foguetes, coleta seletiva e reciclagem de lixo no local, além de oficinas, mini-cursos e palestras, serão algumas das inúmeras atividades oferecidas aos participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT). O evento está sendo organizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), com o apoio de instituições de ensino e entidades públicas e privadas.

para_o_site2As propostas e atividades que irão compor a programação da SNCT foram  apresentadas e discutidas durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 5, no Palácio Henrique de La Roque, presidida pela Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Rosane Nassar Guerra e parceiros do evento. A SNCT será realizada de 15 a 21 de outubro na área externa do São Luís Shopping. Estande, tendas, auditórios e espaços reservados para planetário, mesas interativas e grafite digital, vão ocupar uma área de quase 5 mil metros quadrados. 

“Essa reunião é muito positiva porque nos permite maior aproximação dos parceiros nos tornando mais coesos e com mesmo foco”, disse Rosane Guerra. O objetivo da reunião foi também delimitar espaços e definir o que serão apresentados durante a Semana. “O que percebemos é que a cada ano novos parceiros se integram ao evento e com novas propostas promovendo assim uma programação vasta e rica em espaço interativo para um público de todas as idades”, observou Rosane Guerra.

A diretora científica da Fapema, Rita Seabra, esteve presente na reunião e chamou a atenção dos parceiros para a data de cadastramento das atividades no site da fundação www3.fapema.br. “Os interessados têm até o dia 25 de setembro para fazer a inscrição das atividades preenchendo um cadastro que está disponível no site da Fapema”, explicou Rita Seabra.

O vice reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antonio José Silva Oliveira, destacou o entrosamento entre as instituições de ensino superior e a classe empresarial durante a SNCT. “A Semana é a oportunidade em que todos têm de prestar contas a sociedade de onde e como estão investindo seus recursos na ciência e tecnologia na melhoria de vida da população”, avaliou o vice reitor.

Parceiros como Banco do Nordeste e Senai, ambos representados respectivamente pelo gerente de desenvolvimento, Djalma Freitas Alencar e pelo assessor, Sérgio Medeiros falaram da importância do evento para Maranhão. “A SNCT oportuniza ao Maranhão exibir projetos que estão dando certo. Melhor ainda por coincidir nesse momento excelente de crescimento que vive o Estado. Nós apoiamos a  iniciativa assim como projetos que tem foco voltados para desenvolvimento região”, declarou Djalma Alencar. “A iniciativa é fantástica. È oportunidade que temos de apresentar nossos projetos de inovação tecnológica e na SNCT vamos surpreender com o projeto Inova Senai”, completou  Sérgio Medeiros.

Participaram da reunião, Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano(Secid), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Centro de Lançamento de Alcântara(CLA),  Faculdade São Luis, Faculdade Fama, Universidade Ceuma,  Pitágoras, CEMAR, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, SENAI,  NETCOM,  ALUMAR, Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Florence.

Sustentabilidade – O objetivo da SNCT, que este ano tem como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude cientifica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os recursos, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Visando incentivar a realização de um maior número de atividades, tanto na capital como no interior do Estado, o governo do Estado, por meio da Fapema, está apoiando, com financiamento de até R$ 4 mil, a execução de projetos, organização de feiras e mostras científicas e a execução de atividades científicas ou tecnológicas que tenham como foco o tema da Semana de Ciência e Tecnologia de 2012. O edital está disponível no site da Fundação.  

 

  Categorias: