Aumento do nível dos oceanos é irreversível

Aumento do nível dos oceanos é irreversível
outubro 05 12:49 2009

Mesmo que as emissões de carbono sejam zeradas hoje, o nível dos oceanos continuará a crescer ao longo dos próximos séculos anos. É o que afirmam cientistas em confdegeloerência na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

No cenário mais otimista, dentro de alguns anos o nível dos mares subirá dois metros, comprometendo, ainda mais, cidades litorâneas e nações insulares. E em 300 anos, mais cinco metros serão somados a esse valor.

O que reforça a tese desse tipping point, segundo o grupo de pesquisadores, é o derretimento das calotas polares. “Com dois graus a mais no globo, é possível que o gelo da Groelândia derreta cerca de 50% ou mais”, diz Pier Vellinga, da Universidade Wageningen, na Holanda. Até agora, o planeta já aqueceu 0,8ºC.

Não é a primeira vez que especialistas preveem esse tipo de catástrofe como consequência do aquecimento global. Nas primeiras previsões, falava-se no aumento de 20 centímetros do nível do mar. Em 2007, entretanto, um estudo realizado pelo grupo de trabalho do IPCC apontou para 60 centímetros até 2100.

Mas, imagens recentes de satélites levaram cientistas a rever essas previsões para a elevação de 1 metro até o final deste século.

  Categorias: