Balanço de ações é tema de reunião da Rede BIONORTE

Balanço de ações é tema de reunião da Rede BIONORTE
agosto 26 15:41 2010

Integrantes da Comissão Científica da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE) deram início nesta manhã, em São Luís, a uma reunião de balanço das atividades implementadas pelo programa até agora. Instituída em 2008, a Rede visReunio-BIONORTEa agregar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia. É integrada por instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Legal, cujos projetos de pesquisa produzirão impactos socioeconômicos que permitirão a melhoria da qualidade de vida da população da Amazônia brasileira.

Para o presidente do Comitê Científico da BIONORTE, Spartaco Astolfi Filho, o Maranhão é um dos estados mais atuantes na rede e possui, ao lado dos estados do Amazonas e Pará, o maior número de professores credenciados para o curso de doutorado da BIONORTE. A proposta do curso de doutorado interregional em Biodiversidade e conservação e Biotecnologia já foi enviada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado sobre a avaliação da proposta deverá sair até o final deste ano. Se o novo curso for aprovado, os organizadores planejam abrir 100 vagas para a primeira turma, no primeiro semestre de 2011.

A dificuldade de atração de doutores para o Maranhão e até mesmo o atraso em  pesquisa e inovação do Estado, quando comparado a outras regiões do país, foram destacados pela presidente da FAPEMA, Rosane Guerra. “A implantação do primeiro programa de pós-graduação no Maranhão foi tardia, só aconteceu em 1996. Em decorrência desse atraso é fundamental fixarmos doutores no Estado. Nós gostaríamos de poder contribuir mais com essa atração. Hoje, nós complementamos financeiramente a bolsa da Capes, embora o acordo de cooperação entre a Fundação e a Coordenação ainda não tenha sido assinado. Estamos somando esforços e trabalhando na perspectiva de trazer mais doutores para o Maranhão”, afirmou a presidente da FAPEMA. Na ocasião, Rosane Guerra adiantou que a partir do mês de setembro a complementação da FAPEMA será no valor de R$ 1.700.

Em 2009, a BIONORTE lançou edital envolvendo os nove estados da Amazônia Legal. O presidente do Comitê Científico fez uma avaliação do edital: “Foram quase 70 propostas submetidas, o que nos surpreendeu. Destas, 19 foram aprovadas e algumas pesquisas já estão em desenvolvimento. Isso vai agregar valor aos produtos da floresta e gerar mais empregos”, entusiasma-se Spartaco Astolfi Filho. “O trabalho em rede é uma ação sinergística, o fato de estarmos em rede cria mais condições para todo mundo. É um trabalho no qual todos os estados envolvidos se beneficiam”, concluiu.

Захваченные "Брайан трейси книги скачать бесплатно"F-16 не смогли его обнаружить.

Заклинания, используя законы волшебства, "Магазин steam ключей"вызывают в "Скачать мексиканскую музыку?"действие сверхъестественные силы.

Главное, она сама "Инфинити скачать клипы"каким-то образом уничтожила тот единственный "Программы для записи дисков неро скачать"шанс, который давал народам Центральной Африки возможность пережить "Ati radeon hd 4800 драйвера"сезон дождей.

Сшитый "Скачать драйвер для видеокарты nvidia geforce 8600 gt"на заказ тропический костюм цвета хаки.

Однако кулак "Скачать студио пинакле 14"угодил в стену, "Киви кошелек скачать на компьютер"о которой посыпалась штукатурка.

Вам теперь придется иметь дело "Скачать оперу для нокиа с5"не с двумя беззащитными гражданами.

  Categorias: