FAPEMA disponibiliza obras para doação
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA conta atualmente com cerca de 300 exemplares de obras de cunho científico. O acervo, que está em franco desenvolvimento, é composto de publicações apoiadas pela Fundação, entre livros, revistas e artigos.
Segundo a bibliotecária Fernanda Sousa, responsável pelo espaço, aproximadamente 95% dos títulos foram publicados com recursos do governo do estado, através do edital APUB da FAPEMA, cujo objetivo é amparar publicações científicas, desde artigos e dissertações até livros e revistas. Os títulos são fruto do depósito dos autores. Fernanda explica que acordo com o item que versa sobre direitos autorais, presente no edital, o proponente/pesquisador deve ceder seus direitos para acesso livre, por meio de repositórios institucionais ou eletronicamente, em caso de livros digitais, e deverá disponibilizar o mínimo de 20% da tiragem apoiada pela FAPEMA para instituições de ensino, pesquisa e/ou bibliotecas públicas.
Os títulos englobam todas as áreas de conhecimento e podem ser adquiridos, gratuitamente, por pessoas físicas ou jurídicas. Pessoas físicas tem acesso ao acervo através de visita às instalações da biblioteca, na sede da FAPEMA. “Estamos abertos ao público, de segunda a sexta, das 08:00h às 18:00. Contamos com uma equipe preparada para receber tanto o público que vem com um foco em algum título específico, como pessoas que procurem uma orientação acerca de algum assunto. Nem todos estão disponíveis para doação, alguns só temos um exemplar ou dois, mas todos estão disponíveis para consulta”, explica a bibliotecária. A Fundação está sediada na Av. Beira Mar, nº 342, Centro, São Luis.
Às pessoas jurídicas, que mostrem interesse, é encaminhado um exemplar de cada título disponível, acompanhado do Ofício de Doação. Se houver real interesse a empresa pode encaminhar o ofício à FAPEMA com os títulos que deseja e a quantidade. “Com mais esta atividade a Fapema cumpre seu papel de disseminador de conhecimento, incentivando a divulgação técnico-científica, em especial aquela de natureza inédita, como forma de difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado”, Fernanda ressalta.
O setor da Biblioteca da FAPEMA iniciou suas atividades em 2011 e é um anseio antigo da atual presidente da Fundação, Rosane Guerra, tendo o propósito de permanência do seu espaço de leitura e pesquisa, cativando uma clientela de pesquisadores, bolsistas e funcionários. “Através da dinamização do ambiente, desenvolvendo ações específicas e direcionadas ao público alvo, queremos fazer deste um ambiente de leitura e pesquisa,” enfatizou Fernanda Sousa.