Bionorte tem como uma de suas metas o combate ao desflorestamento

Bionorte tem como uma de suas metas o combate ao desflorestamento
março 02 13:38 2010

Continuar o combate ao desflorestamento, controlar a malária e estabelecer uma engenharia financeira para a Amazônia são algumas das prioridades da Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos 12 anos. A informação é do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Barreto de Castro. O secretário e membros do Conselho Diretor da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) participaram nesta segunda-feira (1) de reunião de trabalho no MCT.

No encontro Barreto de Castro apresentou os resultados alcançados no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010 (PAC,T&I). De acordo com ele, um dos resultados foi a criação da Rede Bionorte, em 2008. Ela tem como objetivo apoiar os nove estados da Amazônia Legal, fortalecendo a infraestrutura e formando recursos humanos para a melhoria da pesquisa. Com a Rede Bionorte, a Seped procura reduzir as diferenças locais no desenvolvimento científico e tecnológico. reuniao_bionorte

No mesmo ano, em parceria com os governos estaduais, foram criados 10 institutos temáticos ou centros de pesquisa, com a estratégia de redução dos desequilíbrios intrarregionais, entre eles: o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Madeiras da Amazônia, no Amazonas (AM); o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Febres Hemorrágicas Virais, no Pará (PA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas, no Mato Grosso (MT).

Ainda em 2008, foi assinado o Protocolo Adicional ao Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre o Brasil e a Guiana Francesa para criação do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA). O Centro promove projetos conjuntos de pesquisa científico-tecnológica, transferência de tecnologia, formação e capacitação de recursos humanos e atividades no campo da biodiversidade.

Outro resultado do Plano de Ação foi a criação do Laboratório de Monitoramento Global de Florestas Tropicais, em Belém (PA). As obras do laboratório devem ser concluídas nos próximos meses. A instituição mapeará o desmatamento das florestas tropicais não só na Amazônia, como em todo planeta. “Conseguimos realizar muita coisa. O desafio é alcançar uma velocidade adequada para evolução nos próximos 12 anos”, disse o secretário.

Participaram da reunião representantes do Ministério da Integração (MI), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

CNTCI

Ainda na reunião, o diretor do CGEE, Antonio Carlos Filgueira Galvão, falou sobre a 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCTI), que se realiza de 26 a 28 de maio, em Brasília. Organizada pelo MCT e CGEE, a Conferência analisa os programas e resultados do PAC,T&I para formulação de uma política de governo com foco no desenvolvimento sustentável. “A Conferência será um canal de amplo diálogo com a sociedade e tem a Amazônia como tema importante das discussões”, disse Galvão. 

В комнате было так накурено, что "Скачать видео лесоповала"даже десяток свечей не "Копи царя соломона скачать книгу"позволил сразу рассмотреть лиц собравшихся.

Если мне удастся уложить "Краткое содержание ромэо и джульетта"хоть одного из них, это может остановить других "Скачать игру shot shot shoot"или задержать их настолько, что мустанг успеет ускакать.

Многие "Скачать магомаев песня"писатели пытались описать "Скачать фильм притча"возникающие при превращении ощущения, но все "Скачать легенды об искателе"они потерпели неудачу.

Однако его подданные не оказывали ему ни "Турецкий марш моцарта скачать"малейшего почтения.

Я был возмущен ею еще больше, "Картинки скачать драконы"чем Ринггольдом.

Фляш психует, потому что исторические события, восстановленные его памятью, "Скачать картинки сталкера"не стали и не станут событиями его жизни.

  Categorias: