Bolsista da Fapema realiza palestra sobre design e inclusão em universidade de Minas Gerais

Bolsista da Fapema realiza palestra sobre design e inclusão em universidade de Minas Gerais
maio 28 11:23 2018

O professor e pesquisador maranhense, Márcio Guimarães, bolsista da FAPEMA, realizará no dia 07 de junho, às 15h, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, a palestra “Design e inclusão: desenvolvimento de materiais pedagógicos para crianças com deficiência visual”, durante as atividades do UDISIGN – 1º Simpósio de Design do Triângulo Mineiro.

O tema da palestra está associado à tese de doutorado do pesquisador e abordará a aproximação do design a práticas projetuais mais humanistas no sentido da responsabilidade social. “Como exemplos práticos apresentarei resultados de ações desenvolvidas em âmbito de ensino e pesquisa no Estado do Maranhão e mais recentemente no desenvolvimento da minha tese em Design pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Bauru/SP”, destacou.

Por sua vez, a pesquisa de doutorado é intitulada “Diretrizes ao desenvolvimento do livro ilustrado adaptado a crianças com deficiência visual” e tem por objetivo analisar a interação envolvida no uso do livro infantil háptico, avaliando sua eficácia quanto à transmissão de mensagens verbais e visuais por meio da leitura tátil, a fim de verificar e apontar diretrizes adequadas à elaboração de produtos editoriais inclusivos em pequena ou grande escala.

Márcio Guimarães que se tornou bolsista da Fapema recentemente por meio do Edital Nº 046/2017 – Bolsa de Doutorado no país e no exterior e está no 2º ano do doutoramento, se preparando para a pesquisa de campo, resume o apoio da Fundação para a finalização do trabalho. “O fomento da FAPEMA chega em hora essencial, pois com ele produzirei os instrumentos que preciso”, enfatizou.

Em agosto, o pesquisador fará testes do material produzido na Escola de Cegos do Maranhão.

Sobre o pesquisador

Márcio Guimarães é doutorando em Designer no Programa de Pós-Graduação da FAAC – UNESP – Bauru, Mestre em Design (2014), Bacharel em Desenho Industrial (2002) e professor assistente no Departamento de Desenho e Tecnologia – DEDET – UFMA. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP), e pesquisador no Núcleo de pesquisas em Inovação, Design e Antropologia – NIDA (UFMA). Realiza pesquisas nas áreas de design e desenvolvimento, com ênfase em inclusão, cocriação e protagonismo local.

SERVIÇO      

O QUÊ: PALESTRA “DESIGN E INCLUSÃO: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL”

QUANDO: 07/06/2018 (QUINTA-FEIRA) ÀS 15H

ONDE: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU), EM MINAS GERAIS

 

  Categorias: