Bolsistas do CBIOMA recebem treinamento em curadoria e análise de coleções arqueológicas

Bolsistas do CBIOMA recebem treinamento em curadoria e análise de coleções arqueológicas
agosto 29 13:43 2014

IMG 4237Entre os dias 24 e 29 de agosto, o Prof. Dr. Marcelo Fagundes, arqueólogo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, ministrou o curso Fundamentos básicos de análise e curadoria de material lítico para os bolsistas e pesquisadores do projeto financiado pela FAPEMA “Curadoria Preventiva das coleções arqueológicas existentes no Instituto do Ecomuseu do Sítio do Físico São Luís – MA: documentação, informatização e socialização do conhecimento”.

O projeto, que faz parte do Programa de Coleções Biológicas e Arqueológicas – CBIOMA, é coordenado pelo Prof. Dr. Arkley Marques Bandeira, com apoio do Instituto do Ecomuseu do Sítio do Físico.

O curso objetivou instrumentalizar o bolsistas na análise arqueológica dos vestígios líticos, as rochas, dos sítios arqueológicos da Ilha de São Luís, fornecendo subsídios técnicos para descrição, registro e documentação desse importante acervo cultural do Maranhão.

O projeto de Curadoria Preventiva objetiva gerenciar e divulgar o acervo arqueológico do Ecomuseu Sítio do Físico, com implicações diretas na dinamização e ampliação da sua capacidade de organização e registro das coleções arqueológicas.

Os resultados esperados com o projeto têm implicações diretas na socialização dessas coleções, com a criação de um site para promover e divulgar a arqueologia para o grande público, por meio de uma exposição virtual das principais peças do acervo.IMG 4253

Além do Prof. Marcelo Fagundes, a Profª. Drª. Mírian Liza Alves Forancelli Pacheco,zooarqueóloga da UFSCar – Campus Sorocaba, ministrou, em abril, o curso “Zooarqueologia: análise e conservação de acervos”.

O CBIOMA é voltado para manutenção, melhoria e ampliação das coleções biológicas e arqueológicas. Só em 2013 foram destinados R$ 2,2 milhões para o edital, que atualmente está em fase de conformação da Rede de Acervos do Maranhão, junto com os programas ADOC e Acervos Museológicos.

  Categorias: