Brasil e Alemanha lançam edital para intercâmbio de professores e estudantes

janeiro 24 17:42 2014

Por meio do programa “Brazilian-German Collaborative Research Initiative on Manufacturing Technology (Bragecrim)”, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) apoiarão projetos conjuntos de pesquisa. O objetivo é estimular a mobilidade de docentes e de estudantes de graduação, mestrado, doutorado, além de estágios de pós-doutorado. Interessados têm até 28 de fevereiro para se inscrever.

O edital priorizará a pesquisa multidisciplinar na área de tecnologia de manufatura. Ele contemplará a área de processos e meios de fabricação, montagem, produção de novos materiais nanotecnologia, eficiência energética dos processos, logística, metrologia, qualidade e outras tecnologias avançadas.

Para participar, o proponente deverá ter título de doutor há pelo menos quatro anos e ter reconhecida competência na área e ser o coordenador da proposta. Ele precisará comprovar a vinculação do projeto a programa de pós-graduação reconhecido pela Capes e contemplar o intercâmbio de estudantes nos níveis de graduação, mestrado, doutorado, além de estágios de pós-doutorado e a mobilidade de docentes e pesquisadores vinculados à equipe de trabalho

Mais informações no edital completo disponível neste link.

  Categorias: