Brasil e Suíça assinam acordo de cooperação em Ciência e Tecnologia

Brasil e Suíça assinam acordo de cooperação em Ciência e Tecnologia
outubro 01 12:24 2009

Brasil e Suíça vão trocar experiências e desenvolver projetos nas áreas de neurociências e saúde, energia e meio ambiente. Os termos das propostas estão detalhados no Acordo de Cooperação entre os dois países assinado na última terça-feira (29), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e pelo Conselheiro do Departamento de Assuntos Internos do governo suíço, Pascal Couchepin, em Berna, na Suíça.ministro_sergio_rezende_e_o_ministro_pascal_couchepin

Para desenvolver a cooperação científica, os dois países estabelecerão projetos, programas de pesquisa e realizarão conferências sobre os temas contemplados no Acordo. Além disso, serão  oferecidas bolsas de estudos de pós-doutorado e reforçada a possibilidade de intercâmbio entre laboratórios de pesquisas. A estratégia será desenvolvida e implementada com diferentes parceiros suíços e brasileiros. Os investimentos feitos nas áreas de pesquisa serão divididos entre os dois países e podem ser complementados por outras instituições.

As ações serão implementadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Secretaria para Educação e Pesquisa suíça. Cinco projetos nas áreas temáticas devem ser instalados ainda neste ano, sendo que a vigência do Acordo vigora até 2011.

O documento prevê também que a cooperação pode avançar para outras áreas como nanotecnologia, energias renováveis e tecnologias de informação e comunicação.

  Categorias: