Brasil e Suíça assinam Plano de Ação em ciência e tecnologia

Brasil e Suíça assinam Plano de Ação em ciência e tecnologia
setembro 29 11:39 2009

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o diretor geral da Organização Euopeia para Pesquisa Nuclear (Cern), Rolf-Dieter Hewer, firmaram ontem (28), em Berna, na Suiça, uma Declaração Conjunta sobre cooperação cientifica em vários setores, com a participação de cientistas brasileiros no desenvolvimento do sistema Colisor Lenear Compacto (Clic), no Cern e a cooperação na área de acelerados.

Hoje (29), Rezende assina com o Conselheiro federal do Departamento Federal de Assuntos Internos da Suíça, Pascal Couchepin, um Plano de Ação conjunta visando a cooperação cientifica e tecnológica nas áreas de neurociência e saúde e energia e meio ambiente.neuociencia

A ação conjunta estabelece que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Secretaria para Educação e Pesquisa suíça são as instituições que implementarão as ações. Para desenvolver a cooperação científica e tecnológica, os dois países desenvolverão programas de pesquisa, projetos com valor agregado e conferências. Além disso, serão oferecidas bolsas de estudos de pós-doutorado e a possibilidade de intercambio entre os laboratórios de pesquisas.

A visita oficial do ministro Rezende à Suíça prevê visitas em instituições de pesquisas como a Commission for Technology and Innovation e a Office for Professional Education and Technology.

  Categorias: