Brasileira gerencia projeto para levar outro robô a Marte

Brasileira gerencia projeto para levar outro robô a Marte
março 09 13:03 2010

Elas dão um toque nacional e de sensibilidade feminina e fazem o diferencial por onde passam. A engenheira mecânica, Jaqueline Lyra, por exemplo, gerencia uma equipe de profissionais envolvido no projeto de uma espaçonave que levará um outro robô a Marte.

O robô e astronauta é a esperança de descobertas importantes no planeta, onde já estão outros dois similares em busca de material e informações para auxiliar as equipes de pesquisadores da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa). “Vamos utilizar esse robô como se fosse um geólogo para estudar as pedras e a composição do planeta. Sempre à procura da água para verificar se existe possibilidade de vida em Marte”, explica.

nasaA carioca Jaqueline Lyra, 48 anos, trabalha na Nasa há 20 anos. Saiu do Brasil, em 1981, para fazer Faculdade de Engenharia Espacial nos Estados Unidos. A cientista conta que não tinha espaço para mulheres nesta área. “Na época, o campo de aeroespacial só tinha no Instituto Militar de Engenharia (IME) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde só podia entrar homens, então, eu não tinha como seguir essa profissão no Brasil”, justifica.

No exterior, Jackie, como é conhecida pelos colegas de equipe, afirma não haver desigualdade no tratamento. “Realmente, não tive nenhuma dificuldade no trabalho por ser mulher. Talvez por sorte ou não. As pessoas na Nasa são respeitadas pelo que fazem. Se fizer um bom trabalho, garante o emprego e a carreira”, diz. Hoje, dos oito cientistas brasileiros que trabalham na Nasa, quatro são mulheres.

Jaqueline ficou conhecida na mídia nacional em 1997 quando usou a música Coisinha do Pai, de Beth Carvalho, para acionar o Pathfinder, um dos robôs em Marte. “É tradição na Nasa acordar os astronautas com uma música, a nossa equipe resolveu fazer isso também com os robôs. Como estou sempre escutando músicas antigas do Brasil, achei que o samba era bem apropriada por dizer você vale ouro, coisinha tão bonitinha”.

O novo robô da Nasa é maior e mais equipado. De acordo com Jaqueline, o lançamento está previsto para 2011 e a chegada em Marte para 2012. “Os que estão lá já fazem o trabalho e estão em locais diferentes. Esse agora tem o tamanho de um carro pequeno e levará por volta de 10 instrumentos científicos para estudar Marte”, informa.

Правая передняя нога Блэка метнулась "Скачать фильмы свати"вперед, пробив большую дыру в "Call of duty 1 русификатор"блестящей поверхности.

Это в значительной мере подрывает теорию "День победы 3 скачать"Далримпла.

Но хотя эта мысль не шла "Скачать crack gothic iii forsaken gods"у них из ума, "Скачать песню я подарю небо я подарю"все равно они не в силах "Лукьяненко конкурент скачать"были противиться сну.

Командир и его "Скачать игра краз"батальон ждали, пока их начальник распечатает "Скачать альбом бумбоксу"конверт.

Смутная тревога охватила меня, я "Скачать клипов шансона"почувствовал внутри какое-то движение.

Затем с выжидательной улыбкой швейцар склонился к "Игры барби одевалки на пляже"окошку такси.

  Categorias: