Brasileiros e alemães discutem parcerias em C&T

Brasileiros e alemães discutem parcerias em C&T
maio 25 12:58 2010

Empresários do Brasil e da Alemanha se reúnem do próximo dia 30 a 1º de junho, em Munique, na Alemanha, para discutir iniciativas de cooperação voltadas para a inovação e competitividade. Trata-se do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (Eeba), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã, a Bundesverband der Deutchen Industries (BDI).

Entre os temas em pauta destaque para processos de automatização industrial, automóveis e autopeças, fármacos e geradores eólicos, que são assuntos do interesse dos brasileiros. Já os alemães querem saber mais sobre o etanol e a agricultura orgânica do Brasil.brasilalemanha

“Inovação é um tema transversal do encontro, pois reúne as comissões mistas de cooperação econômica e de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, explica o coordenador do painel temático no Eeba e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Sérgio Rogério de Castro

Ainda segundo ele, a CNI e a BDI levarão para o encontro projetos de cooperação realizados no formato 2+2, por uma empresa brasileira e uma alemã, em conjunto com dois institutos de Ciência e Tecnologia, um de cada país. “Vamos anunciar que o canal de cooperação está aberto pela BDI e CNI para receber projetos dos dois países, na área de inovação, com o apoio e recursos dos governos brasileiro e alemão”, afirma Castro.

O encontro faz parte das ações de comemoração do Ano Alemanha-Brasil de Cooperação em Pesquisa e Tecnologia, que celebra 40 anos de parceria. De acordo com o coordenador do encontro pela Câmara Brasil-Alemanha, Ingo Plöger, o interesse alemão pelo Brasil em 2010 é quatro vezes maior do que em 2009, quando vieram ao País 10 delegações empresariais da Alemanha. Para este ano, estão previstas 40 visitas.

“Já recebemos, até o momento, 13 delegações alemãs, três das quais encabeçadas por ministros de Estado. Teremos ainda outras 27 até o final do ano”, diz.

Informações sobre o encontro e inscrição no site www.encontrobrasilalemanha.com.br.

  Categorias: