Campus de Chapadinha realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Circuito Tela Verde

Campus de Chapadinha realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Circuito Tela Verde
outubro 18 16:27 2010

foto-SNTC2Palestras, conferências, minicursos, exibição de vídeos e painéis marcam a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Circuito Tela Verde, que acontecem simultaneamente de 17 a 22 de outubro, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) de Chapadinha. O evento – que tem como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” – é realizado pela UFMA e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
 
Durante o encontro, os participantes irão discutir diversos temas ligados ao meio ambiente e à produção animal e agrícola, tais como: “Qualidade da Água na Região do Baixo Parnaíba”, Consumo de Leite in Natura e de Saúde Pública”, “Sustentabilidade da Produção de Bovinos em Pastagens”, “Defensivos Caseiros: Alternativa no Controle de Pragas e Doenças”, entre outros. Além de estudantes e professores da UFMA, o evento também contará com a participação de pesquisadores da UEMA, representantes do SEBRAE, do IBAMA e de empresas privadas.
 
De acordo com Jorge Luiz Silva Nunes, coordenador do evento e representante da Fapema, o objetivo é mobilizar a população em torno de assuntos ligados à ciência e à tecnologia, valorizando a atitude científica e a criatividade dos estudantes. “Além disso, buscamos promover o debate sobre as formas de utilização sustentável dos nossos recursos naturais, aliada à melhoria das condições de vida da população do Baixo Parnaíba”, disse.
 
A abertura oficial do evento ocorreu ontem (17), às 16h45, no Hall do prédio novo CCAA, com a palestra “Ciência e Universidade”, proferida pelo professor Dr. Jivanildo Pinheiro Miranda. Para Jivanildo – que é professor do curso de Ciências Biológicas em Chapadinha – a SNTC é muito importante para se discutir a produção de conhecimento e incentivar a formação de novos cientistas. “Trata-se de uma oportunidade única para divulgar o trabalho que a UFMA e o CCAA vêm fazendo em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da região do Baixo Parnaíba”, afirmou. 
 
Além de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia, a solenidade de abertura contou também com a presença do diretor do CCAA, Jocélio dos Santos Araújo e dos professores Edson Fernandes da Silva, Ricardo Rodrigues dos Santos, Henrique Nunes Parente e Carliane Diniz e Silva. 
 
Em seu discurso, o professor Jocélio Araújo parabenizou a equipe responsável pela organização da SNTC evento e destacou a participação de alunos, técnicos e professores no evento. “É o espírito inovador dos organizadores e a participação efetiva de todos os segmentos do CCAA que tornam este evento fundamental para a nossa região”, declarou.
 
Ciência e Tecnologia – A SNTC acontece no Brasil desde 2004 e é coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Uma das características desse evento é a participação cadfoto-SNTC1a vez maior da comunidade e de instituições de ensino e pesquisa. Segundo os organizadores, em 2009 foram realizadas cerca de 25.000 atividades em quase 500 municípios brasileiros. “O objetivo é destacar a importância da ciência e da tecnologia na vida das pessoas e no desenvolvimento do país”, explicou o professor Jorge Nunes. Para ele, a SNTC também possibilita o conhecimento e a discussão das principais pesquisas que estão sendo feitas em âmbito regional e nacional, bem como suas aplicações.
 
Circuito Tela Verde – O circuito tela verde – que é vinculado ao MEC e ao IBAMA – leva cinema de caráter educativo para a comunidade. Durante o encontro, serão exibidos 8 documentários com temática sobre meio ambiente e preservação ambiental. “Cada filme gera uma discussão em torno dos temas abordados, e isso proporciona grande interação entre os participantes”, disse Jorge Nunes. As atividades serão realizadas pela manhã e à tarde no prédio novo do CCAA e na praça do Povo, em Chapadinha. Podem participar do evento estudantes, pesquisadores, professores e a comunidade em geral.

  Categorias: