Candidatos ao Mestrado em Sistemas Computacionais Aplicados à Engenharia AeroEspacial (UEMA-ITA) participam de seleção

Candidatos ao Mestrado em Sistemas Computacionais Aplicados à Engenharia AeroEspacial (UEMA-ITA) participam de seleção
janeiro 17 19:30 2017

ita-uema.siteFoi realizada nesta segunda-feira (16), no prédio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), a abertura do curso de nivelamento para o Mestrado em Sistemas Computacionais Aplicados à Engenharia AeroEspacial, fruto da parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA (Departamento de Ciência de Tecnologia Espacial – DCTA; Centro de Lançamento de Lançamento de Alcântara – CLA), via cooperação entre o Governo do Estado do Maranhão (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão – Fapema).

Na oportunidade estavam os professores Rogério Moreira Lima (UEMA) e o professor Areolino de Almeida, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e também coordenador do grupo de estudos e assessoria na área espacial, que apresentaram aos participantes o cronograma de atividades do nivelamento e as especificidades do processo.

Esta é a segunda fase da seleção dos candidatos. A primeira etapa foi constituída de prova objetiva, com questões de raciocínio lógico e língua inglesa. Já a etapa atual consiste no nivelamento de Matemática e Física nível superior. A partir de então, serão realizados outros procedimentos para a escolha dos 20 candidatos que farão o Mestrado Profissional.

Segundo o professor Rogério Moreira Lima, os alunos começarão a linha de pesquisa de sistemas computacionais, à base de modelagem computacional, de fenômenos físicos e de engenharia que tenham aplicação à área espacial. A ideia é que o curso seja focado na área de Lançamentos, para preparar e encaminhar profissionais aptos ao CLA.

O Mestrado será ministrado por professores da UEMA e do ITA em regime presencial ou semipresencial. Haverá também minicursos de atualização tecnológica, bem como a possibilidade de estágios curtos junto ao Centro de Lançamentos de Alcântara.

A duração do curso é de 24 meses, período exigido para obtenção de 48 créditos com disciplinas, seminários de acompanhamento, exame de qualificação, publicação técnica, atividades extracurriculares, proficiência em língua inglesa e dissertação.

  Categorias: