Capes lança edital geral para cooperação internacional

janeiro 12 18:23 2015

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital para o Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), que irá selecionar projetos conjuntos de pesquisa, de parcerias universitárias e candidaturas individuais em qualquer área do conhecimento durante todo o ano de 2015.

O objetivo do programa é fomentar o intercâmbio entre as instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa do Brasil e de outros países, ao selecionar projetos com instituições com as quais a Capes não possua editais específicos de seleção. Ainda é objetivo do edital selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da Capes para bolsas no exterior.

É relevante destacar que o programa seguirá cronogramas de inscrição em fluxo contínuo, com a previsão de seleção de até 15 projetos por cronograma, totalizando até 60 projetos selecionados por ano, e tendo duração de dois anos, renováveis por igual período. A seleção de candidaturas individuais está estimada em uma por cronograma, sendo até quatro por ano.

Os benefícios previstos no edital irão variar de acordo com as modalidades no âmbito do programa, no entanto destacam-se as bolsas de estudo, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, diárias para a equipe brasileira no país de destino e custeio de atividades correntes para a equipe brasileira (valor máximo de R$ 10.000,00).

Para mais detalhes, acesse o edital.

  Categorias: