Caxias sedia evento nacional para discutir os impactos do capitalismo na educação pública

Caxias sedia evento nacional para discutir os impactos do capitalismo na educação pública
dezembro 01 15:30 2014

O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

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“A Crise Estrutural do Capitalismo e seus Impactos na Educação Pública Brasileira” é o tema a ser debatido na XII Jornada do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”- HISTEDBR e no X Seminário de Dezembro do HISTEDBR-MA a serem realizados nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2014, no Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão.

A abertura oficial acontecerá às 9h30 e será marcada pela Conferência Magna, proferida pelo educador Demerval Saviani. Os eventos abordarão assuntos de relevância para o processo de ensino e pesquisa na área da História da Educação e para o debate das políticas educacionais.

De acordo com a organização, a temática em pauta contempla conteúdos de caráter filosófico, histórico, pedagógico e político, como resultado de uma elaboração coletiva, que vem sendo realizada desde a década de 1980, pela rede nacional de pesquisadores do HISTEDBR, coordenada pelos professores Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi, da Unicamp/ Faculdade de Educação – Departamento de Filosofia e História da Educação.

Segundo a professora do IFMA – Campus Centro Histórico – Lícia da Hora, pesquisadora do GT-MA HISTEDBR/Projetos Integrados, a XII Jornada agrega na sua programação pesquisadores de destaque no campo da educação profissional, referência para debates importantes no âmbito da organização do trabalho pedagógico nos Institutos Federais.

Considerando o desenho pós-eleitoral para a educação profissional pública com a proposta de expansão do PRONATEC, principal programa para área da educação defendido pelo governo Dilma, o evento nacional da Jornada do HISTEDBR não deixará escapar este relevante debate, apontando as perdas do avanço do PRONATEC para educação pública e para qualidade da educação nacional. Eis um dos impactos do capitalismo sobre a educação pública. O PRONATEC veio para fortalecer o Sistema S, principal símbolo da agência de qualificação técnica das industriais nacionais.

HISTEDBR

Em âmbito nacional, o HISTEDBR, ao longo de mais de 30 anos, fomentou a pesquisa e a formação de educadores, tendo sido responsável pela ampliação da produção historiográfica na área da história da educação, com a publicação de obras fundamentais para a consolidação dessa área, a partir de uma perspectiva histórica de longo alcance, abrangendo desde os primórdios da educação jesuítica até a década atual do século XXI.

Tem um de seus grupos de trabalho vinculado à Universidade Federal do Maranhão, HISTEDBR-MA, sob a coordenação colegiada da Profa. Dra Denise Bessa Leda (UFMA), Profa. Msc. Izaura Silva (IFMA), Jean Marie Van Damme (ASP), Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar (UFMA), Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral (Instituto Formação) e Profa. Msc. Miriam Santos de Sousa (UFMA/CEPP).

O HISTEDBR-MA, responsável pela realização de evento anual, realizado no Maranhão, ao longo de nove anos, juntamente com o CEPP e o Instituto Formação, tem contribuído com a construção da história de participação da sociedade civil nos rumos da educação nacional, desde o final dos anos 1980, quando se organizou o primeiro Fórum em Defesa da Educação Pública no Maranhão.
A partir de 2014 o grupo de pesquisa HISTEDBR passou a ter um Grupo de Trabalho no IFMA, coordenado pela Prof. Lícia da Hora e Alberico Nascimento.

Acesse programação completa aqui.

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