Cerimônia de abertura da 66ª SBPC dá início às atividades de CT&I e Cultura no Acre

Cerimônia de abertura da 66ª SBPC dá início às atividades de CT&I e Cultura no Acre
julho 23 16:44 2014

AAaberturaDSC 44031A 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência foi aberta na noite desta terça feira (22) em Rio Branco, capital do Acre com uma grande participação da população científica local, nacional e internacional.

A solenidade realizada no Teatro Universitário Federal do Acre (UFAC), e contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina, da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; do reitor da UFAC, Minoru Kinpara, entre outras autoridades.

Os hinos Nacional e do Estado do Acre foram executados pelo belíssimo Trio de Cordas do Acre, que abriu a noite para as falas das autoridades presentes.AministroDSC 45371

A diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, participou do evento. Durante a reunião o governo do Maranhão, por meio da FAPEMA, vai expor, em um stand montado da ExpoT&C a produção cientifica realizada por pesquisadores maranhenses.

“A exemplo do que tem acontecido em outros anos estamos aqui para mostrar a produção científica do estado, apoiada pela Fundação, e também para conhecer os trabalhos de outros estados e países. O Acre está localizado em uma região importante para o Brasil e daqui, com certeza, sairão importantes contribuições para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Rosane Guerra.

AelenaDSC 45581O ministro Campolina disse em seu pronunciamento que a Ciência e a Tecnologia são equipamentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável, uma preocupação de todos, no mundo inteiro.

“A Ciência e a Tecnologia estão a serviço da população e aqui vemos a participação de estudantes, pesquisadores e professores, todos juntos, discutindo temas importantes nesta área”, disse o ministro.

A presidente da SBPC, Helena Nader, destacou que o tema do evento “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras” reflete o tema central escolhido para o evento.
“A Amazônia tem uma riqueza natural que transborda as delimitações da geografia política, já que esse acervo do planeta é cada vez mais reconhecido como imprescindível à preservação das espécies vivas. É nesse imenso laboratório natural que se integra o Acre e sua capital Rio Branco, onde vamos realizar a 66ª Reunião Anual da SBPC”, ressaltou.AaberturaDSC 44111

Atrações científicas, culturais e estrangeiras

Durante os próximos dias, o campus universitário de Rio Branco acolherá estudantes, cientistas e pesquisadores de todo o Brasil, além do público visitante local.

A reunião terá vários espaços de debates, palestras, conferências, minicursos, shows musicais e peças de teatro. As atrações são de acesso livre e gratuito aos visitantes, os quais poderão conhecer o que há de mais atual em inovações científicas no Brasil e no mundo.

  Categorias: