Cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014 acontece segunda, 24, no Teatro Artur Azevedo

Cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014 acontece segunda, 24, no Teatro Artur Azevedo
novembro 18 14:41 2014

premio 2014 notA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão realizará na próxima segunda-feira, 24, a cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014, às 20h no Teatro Arthur Azevedo.

O evento, que marca 10 anos do Prêmio FAPEMA, já consolidado como maior premiação científica do Norte/Nordeste, contará com a presença da comunidade acadêmica, reitores e pró-reitores das universidades Federal e Estadual do Maranhão, da Universidade Ceuma, e diretores das faculdades privadas do estado; de secretários de Estado; membros da Assembleia Legislativa do Maranhão; e empresas parceiras da Fundação, como VALE, Alumar/Alcoa, Embrapa, Eletronorte; além de representantes de instituições bancárias públicas e privadas, como Bando do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e do Nordeste.

Este ano o tema do Prêmio, sempre escolhido em consulta popular, trata das novas energias: “Energias alternativas: o desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”.

As premiações variam de R$ 2 a 10 mil, dependendo da categoria do vencedor. Serão entregues ainda, além das premiações em dinheiro, troféus e certificados.

A premiação, que tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais e estimular a divulgação científica e tecnológica no estado, já faz parte do calendário científico maranhense.

VENCEDORES

O Prêmio FAPEMA 2014 conta com oito categorias, que englobam desde o aluno de Ensino Médio, na categoria Pesquisador Júnior, pessoas da sociedade civil que contribuam para a preservação do patrimônio cultural e saberes populares do estado, na categoria Desenvolvimento Humano, até empresas que desenvolvam produtos ou serviços inovadores no Maranhão, contempladas com a categoria Empresa Inovadora.

A avaliação dos trabalhos foi coordenada pela presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, auxiliada pela diretora científica, Cláudia Coelho; a assessora de planejamento, Márcia Maciel; e por uma comissão composta por dez consultores ad-hoc, todos eles doutores, das mais renomadas instituições de ensino superior do país.

Juntos analisaram um total de 129 trabalhos inscritos, dos quais 38 pesquisadores, entre orientandos e orientadores, foram vencedores. Confira os nomes e categorias:

Pesquisador Júnior

José Igor Meneses Sousa
Orientador(a) Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro

Sávio Luis Nunes Reis
Orientador(a) Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro

Julyanne da Silva Gomes
Orientador(a) Ulisses Denache Vieira Souza

Yasmim Gonçalves Marques
Orientador(a) Rogério Luís Pereira Mafra

 

Jovem Cientista

Wellyngton Gomes Pereira
Orientador(a) Jefferson Costa de Siqueira

Suelen Rosana Sampaio de Oliveira
Orientador(a) Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta

Josielma dos Santos Silva
Orientador(a)Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta

Tayanná Santos Conceição de Jesus
Orientador(a) Horácio Antunes de SantAna Júnior

Elisa Miranda Costa
Orientador(a) Erika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz

 

Dissertação de Mestrado

Larissa Sarmento dos Santos
Orientador(a) Alcina Vieira de Carvalho Neta

Luciana Alves da Luz
Orientador(a) Elmary da Costa Fraga

Leyliane dos Santos Everton
Orientador(a) Aluisio Alves Cabral Junior

Thiago Lima dos Santos
Orientador(a) Sergio Figueiredo Ferretti

Halinna Larissa Cruz Correia de Carvalho
Orientado(a) Soraia de Fátima Carvalho Souza

 

Tese de Doutorado

Geraldo Braz Junior
Orientador(a) Anselmo Cardoso de Paiva

 

Pesquisador Sênior

Livio Martins Costa Junior

Flávia Raquel Fernandes do Nascimento

Rodolfo AlvanCasanaSifuentes

Flávio Bezerra de Farias

Arlene de Jesus Mendes Caldas

 

Desenvolvimento Humano

Silvano Alves Bezerra da Silva

 

Divulgação Científica

Sandra de Jesus Ribeiro Viana

 

Empresa Inovadora

Enova Energia (João Victor Mapurunga Caracas, sócio)

LANÇAMENTO

Durante a cerimônia será lançada a versão final do sistema de consulta às bolsas e auxílios oferecidos pela FAPEMA. O sistema já se encontra em funcionamento, em fase beta, para ser avaliado pela comunidade, que com sugestões enviadas à Fundação pode ajudar a melhorar a ferramenta.

“Com esta ferramenta, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de vários segmentos poderão encontrar as pesquisas produzidas em prol do desenvolvimento do Estado”, disse a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra. O sistema pode ser acessado na página da Fundação no endereço www3.fapema.br.

  Categorias: