CETENE e Facepe lançam parceria nas áreas de Biotecnologia, Biocombustíveis e NAnotecnologia

agosto 21 15:16 2014

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) convidam pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa da Região Nordeste a apresentarem propostas de projetos nas áreas de Biotecnologia, Biocombustíveis, Nanotecnologia e Gestão/Inovação Tecnológica.

O objetivo do edital, fruto de parceria firmada em 2010 com o apoio institucional de outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da Região é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para concessão de quotas de bolsas de estudo e pesquisa. O CETENE, sediado na cidade de Recife, é um centro de pesquisas vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que tem por missão desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.

As bolsas serão financiadas com recursos do CETENE e concedidas pela Facepe com base na seleção das propostas de trabalho de pesquisa a serem desenvolvidas no CETENE, apresentadas pelos grupos interessados. A divulgação da chamada pública conta com o apoio das fundações de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Funcema), de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

As propostas podem ser apresentadas por pesquisadores doutores que tenham vínculo formal com uma universidade ou instituição de pesquisa situada em um dos estados da região Nordeste. Os proponentes poderão solicitar exclusivamente bolsas de estudo e pesquisa da modalidade BCT (Bolsa de Cooperação Técnica) da Facepe com vigência compreendida entre 2 e 6 meses. O valor global da proposta não deverá exceder o total de R$ 50 mil. Além da concessão de bolsas, os projetos aprovados serão apoiados com a disponibilização, pelo CETENE, da infraestrutura física e de equipamentos mencionada na consulta prévia encaminhada pelo proponente (acesse o formulário aqui).

Proponentes vinculados às instituições de Pernambuco poderão submeter suas propostas e indicar candidatos que residam na Região Metropolitana de Recife. Estes, no entanto, terão acesso ao laboratório do CETENE, mas não serão beneficiados com bolsas de estudo e pesquisa.

O edital terá três rodadas e a data-limite para submissão eletrônica das propostas para a primeira rodade é 6 de outubro de 2014.

Baixe o edital

  Categorias: