Chamadas do Fundo Newton encerram o recebimento de propostas amanhã, 22

Chamadas do Fundo Newton encerram o recebimento de propostas amanhã, 22
outubro 21 17:20 2014

memorandos-menor-385x275A segunda chamada do Fundo Newton, CONFAP- UK Academies, finaliza no dia 22 de outubro, às 12h (horário de Brasília). As Academias Britânicas Sociedade Real (Royal Society), Academia Britânica (British Academy), Academia de Ciências Médicas (Academy of Medical Sciences) e Academia Real de Engenharia (Royal Academy of Engineering) vão oferecer a pesquisadores brasileiros bolsas de pós-doutorado, por meio dos programas Newton International Fellowships e Newton Advanced Fellowships, de até 2 anos no Reino Unido, para desenvolver estudos nas áreas de Ciência Natural, Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades.

Além de bolsas, haverá apoio do tipo Mobility Grant. Os candidatos do Brasil devem ter vínculo empregatício com uma instituição no Reino Unido e um coproponente de lá. Aos pesquisadores britânicos, as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) participantes oferecerão bolsas de pós-doutorado de 6 a 36 meses no Brasil.

As duas modalidades de bolsas oferecidas aos pesquisadores brasileiros também serão oferecidas aos candidatos britânicos, com as mesmas exigências. As bolsas de pós-doutorado para britânicos abrangem pesquisadores jovens (que tiverem concluído o doutorado entre 2 e 7 anos atrás) e pesquisadores sêniors, (mais de 7 anos desde a conclusão do doutorado). O edital pode ser consultado aqui: http://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2014/09/General-Information-of-the-Call-Brazil-CONFAP-two.pdf As propostas devem ser enviadas para: fundonewton@confap.org.br.

Pesquisadores do estado do Rio de Janeiro devem enviar para: fundonewton-faperj2014@faperj.br , e os de São Paulo devem submetê-las para : chamada_ukacademies@fapesp.br Qualquer dúvida com relação ao edital deve ser encaminhada para aci@fapemig.br. Pesquisadores do Rio de Janeiro e São Paulo devem utilizar os mesmos e-mails destinados ao envio das propostas.

O Fundo Newton é uma iniciativa do Governo Britânico que fomenta a pesquisa e a inovação em países emergentes. No Brasil, serão aplicados 9 milhões de libras esterlinas por ano, por um período de três anos, somando mais de 33 milhões de reais. Também haverá aporte de instituições brasileiras de pesquisa científica, como as FAPs. O primeiro Memorando de Entendimento que selou a parceria entre o Governo Britânico e o CONFAP foi assinado em março deste ano, para estabelecer plataforma de desenvolvimento de atividades conjuntas, e o Fundo Newton foi lançado em abril.

  Categorias: