Ciência e diversão não têm idade: Museu da Vida celebra o Dia do Idoso

Ciência e diversão não têm idade: Museu da Vida celebra o Dia do Idoso
outubro 01 12:03 2009

Ciência e diversão não têm idade: este é o mote do evento que o Museu da Vida/Fiocruz promove nesta quinta-feira (1º/10) dia_do_idosos_museupara celebrar o Dia Nacional do Idoso. Serão oferecidas várias atividades especiais, como passeios históricos e ecológicos, bate-papo sobre saúde e direitos dos idosos, teatro, fábrica de bolhas de sabão, mostra de vídeos científicos, contação de histórias, exposições e oficinas. A Fiocruz está localizada na Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ. Confira a programação completa:

No Centro de Recepção do Museu da Vida

Circuito histórico no Trenzinho da Ciência: durante um passeio no Trenzinho da Ciência, os visitantes conhecerão mais sobre o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos e as atividades desenvolvidas no campus da Fiocruz. Horários: 9h30 e 14h30.

Ciência com pipoca: mostra de vídeos científicos e debate sobre ciência e saúde. Horários: 10h e 16h.

Bate-papo: sobre temas diversos como ciência, saúde, direitos do idoso, memória e história oral. Horários: 11h, 14h e 15h.

Exposição Mini-Darwin: acompanhe nessa exposição sete meninos e meninas e dois cientistas que, entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007, seguiram as pegadas de Charles Darwin, o grande cientista que há quase 200 anos realizou uma importante viagem científica ao redor do mundo. Horários: das 9h30 às 16h30.

Na Tenda da Ciência

Espetáculo teatral O Mistério do Barbeiro: com linguagem simples e bem humorada, o espetáculo aborda vida e obra de um dos cientistas mais célebres da Fiocruz – Carlos Chagas.  O espectador conhecerá um pouco mais da atuação de Chagas em Lassance, cidade do interior de Minas Gerais onde desenvolveu estudos sobre a doença que levaria seu nome. A peça é seguida por um debate com os atores do espetáculo. Horários: 10h30 e 13h30.

Contadores de histórias: reúne contadores, pesquisadores e o público, misturando fantasia, literatura, ciência e saúde a partir de histórias envolventes e divertidas. Saúde, histórias com simpatia será o tema dos contadores nesta programação especial.

Bate-papo: com o convidado Fernando Duma, historiador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Horário: 15h30.

No Epidaurinho

Barbeiro é só profissão?: nesta oficina, os participantes aprenderão de forma divertida e descontraída sobre o barbeiro e a doença de Chagas. Horário: 9h30.

Show de Ciência: realização de experimentos em química e física, com utilização de mágica e arte cênica. Horário: 11h.

Na área externa do Parque da Ciência

Trilha histórico-ecológica: durante um animado passeio, os visitantes conversarão sobre o meio ambiente e conhecerão algumas espécies de plantas do campus da Fiocruz. Horários: 10h30 e 14h.

Oficina de vídeo Jardim dos códigos: vários conceitos científicos serão discutidos nesta oficina durante a gravação de um vídeo. Os participantes descobrirão como funcionam vários equipamentos que utilizamos no dia-a-dia. Horário: das 15h30 às 16h30.

Fábrica de bolhas de sabão: nesta oficina para criação de bolhas de sabão, serão abordados conceitos como células e membranas, por meio da comparação da forma das bolhas com os tipos celulares do corpo. Outros temas discutidos serão as propriedades da água, do detergente e da glicerina, e a composição das moléculas. Horários: das 13h30 às 15h.

Exercícios e o coração: descubra os efeitos dos exercícios sobre seu coração e sua pressão arterial. Venha conhecer as consequências das atividades físicas para o seu corpo. Horários: das 14h30 às 15h.

Na Sala de Exposição Temporária do Museu da Vida

Exposição: Fiocruz – Patrimônio Científico e Cultural da Saúde. Horários: das 9h30 às 16h30

  Categorias: