Ciência, tecnologia&Inovação norteiam as discussões na SBPC e Fórum Consecti&Confap

Ciência, tecnologia&Inovação norteiam as discussões na SBPC e Fórum Consecti&Confap
julho 16 22:41 2012

                           São Luís vai se transformar na próxima semana, na capital brasileira da ciência, com a realização da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Fórum Consecti& Confap, que reúne secretários estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. A SBPC, maior evento científico da América Latina, que acontece em São Luís com o apoio do governo do Estado, será aberta no domingo, 22, às 19h, na Ufma, e o Fórum, na segunda-feira, 23, às 14h, no Hotel Luzeiros. O ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e a governadora Roseana Sarney, participam da abertura dos eventos.

conseci_forumO governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), será o anfitrião do Fórum. Antes da abertura do evento, os integrantes do Fórum participarão na Ufma, às 10h30, da palestra magna, com o tema “Estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Informação – Desafios e Conhecimentos”, que será proferida pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.  Entre as autoridades presentes, a secretária de ciência e tecnologia, Olga Simão, a presidente da Fapema, Rosane Guerra e os presidentes da SBPC, do Consecti e do Confap,  entre outras.

            Um dos assuntos abordados durante será o “Cenário dos Parques Tecnológicos no Brasil”, com as experiências trazidas pelos estados de Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Elas vão se somar ao diálogo permanente sobre “O Papel dos parques Temáticos dentro do Programa Brasil Maior”, assunto que será conduzido no segundo dia de discussão do fórum.

            Além disso, as parcerias que o Brasil pode estabelecer com outros países estarão em destaque durante o encontro, com a palestra do professor Luigi Nicolas, presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, que vai falar sobre as oportunidades científicas e tecnológicas entre o Brasil e a Itália.

            Nos três dias de programação do Fórum, que acontece até quarta-feira, 25, as expectativas, os desafios e prognósticos para o desenvolvimento da ciência, vão ser abordados em diferentes panoramas. O papel das agências financiadoras para projetos de Parques Tecnológicos será um dos temas mais aguardados do encontro e será explanado pelo presidente do Finep, Glauco Arbix e mediado pelo presidente da CNPq, Glaucius Oliva. A programação completa do evento está disponível no site do Consecti, no link: http://www.consecti.org.br/2012/04/17/forum-nacional-consecti-e-confap-sao-luis-ma/.

 

 

 

  Categorias: