Cientistas britânicos prometem tratamento dentário sem brocas

junho 16 19:45 2014

Pesquisadores britânicos acreditam ter encontrado uma maneira de fazer tratamentos dentários sem a necessidade da broca.

Assim, eles esperam que a técnica acabe não só com a necessidade de brocas, mas também de injeções e obturações.

Mineirais como o cálcio e fosfato circulam naturalmente para dentro e fora do dente. O ácido produzido pelas bactérias que processam o alimento na boca ajuda os dentes a perder esses minerais.

Na experiência, o grupo de pesquisadores aplicou um coquetel de mineirais e depois usou uma fraca corrente elétrica para direcionar os minerais para dentro do dente.

Eles dizem que, assim, o processo, chamado de Electrically Accelerated and Enhanced Remineralisation (“remineralização Eletricamente Acelerada e Aumentada”, em tradução livre), reforça o dente.

Os cientistas da universidade King’s College London acreditam que eletricidade pode ser usada para fortalecer um dente ao forçar minerais para dentro da camada do esmalte dentário.

Estágio inicial

A empresa Reminova, baseada em Perth, na Escócia, foi criada para tornar a técnica disponível para dentistas nos próximos três anos.

Não há dispositivo para ser visto, e devido à confidencialidade, não houve nenhuma evidência publicada sobre a eficácia da técnica em publicações médicas.

Nigel Pitts, um dos inventores, e um investidor na nova empresa, disse à BBC: “O estágio ainda é inicial, você não começa com o produto final, mas estamos animados porque acreditamos que a técnica seja inovadora.”

“Nós criamos uma empresa para transformar uma tecnologia de demonstração em um produto comercial viável que podemos colocar nas mãos de dentistas por todo o mundo.”

Ele disse que a tecnologia tem o potencial de substituir a necessidade de várias obturações, mas que não pode atacar cáries em “estágio final”.

“O que a técnica não vai fazer é dentes voltar a crescer fisicamente”, ele disse.

  Categorias: