CNPq abre prazo para habilitar Organização Representativa de Pesquisa Clínica

CNPq abre prazo para habilitar Organização Representativa de Pesquisa Clínica
maio 18 13:50 2011

Edital_de_Pesquisa_ClnicaA chamada tem como objetivo habilitar instituições para atuar como Organização Representativa de Pesquisa Clínica (ORPC), do inglês Contract Research Organization (CRO), junto a projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT). A demanda de apoio financeiro a projetos de pesquisa clínica está aumentando e a habilitação de CROs facilita o planejamento e estruturação de apoio a novas ações em pesquisa clínica em fases II ou III.

A primeira chamada pública com essa finalidade aconteceu em setembro de 2010 e resultou na habilitação de três ORPCs. Pesquisas clínicas em fases II ou III são aquelas que envolvem diretamente os pacientes no uso de novos medicamentos, tecnologias e procedimentos, ou seja, estão além da fase de ensaios laboratoriais com animais.

“Considerando o crescente apoio que as instituições parceiras do CNPq nas áreas de pesquisa em saúde (Ministério da Saúde e Fundo Setorial de Saúde – CT-Saúde) têm dado a projetos de pesquisa multicêntricos e de pesquisa clínica, novas chamadas para habilitação de ORPCs deverão ocorrer visando manter sempre atualizada relação de instituições habilitadas a atuarem junto aos projetos que venham a ser financiados pelo CNPq”, afirma o coordenador do Programa de Pesquisa em Biociências do CNPq, Alexandre Rodrigues de Oliveira.

As ORPCs deverão apresentar capacidade técnica instalada e infraestrutura para fornecer assessoramento ou supervisão da Pesquisa Clínica e prestação de serviços como supervisão e revisão de Protocolo Clínico, Fichas Clínicas, Termos de Consentimento Livre e Esclarecido; assessoramento e supervisão na seleção e habilitação de centros de estudo; resolução de aspectos regulatórios; Controle de Qualidade; Logística; monitoramento do estudo clínico; elaboração de dossiês para órgãos regulatórios e outras entidades pertinentes; manejo de dados e análises bioestatísticas; assessoramento e supervisão do gerenciamento de projeto; entre outros.

O proponente, pessoa física responsável pela apresentação da proposta, deve ser o representante legal da Instituição e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes. As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o detalhamento das informações solicitadas e encaminhadas ao CNPq por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas, além dos documentos comprobatórios da capacidade jurídica do representante legal e cópias dos documentos pessoais, RG e CPF. 

As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira (20). Todas as propostas recomendadas pelo Comitê Julgador serão submetidas à apreciação da Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS) do CNPq, que emitirá a decisão final neste Processo de Habilitação. Os resultados estarão disponíveis em www.cnpq.br , a partir de 6 de junho.

Para mais informações: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/chamada_cro.htm

 

Сходи в "Бесплатная игра властелин колец скачать"дом и посмотри, чем он занимается.

Сомон неуклюже "Музыка скачать на нокія"поднялся, внимательно наблюдая за американцем, который подхватил с "Aк 47 отвези меня домой скачать"пола свой кожаный чемоданчик.

Ты забываешь, что ты безоружен, а мустангер вооружен.

Сойдя с лошади, "Скачать сергея шнуров"я подошел к "Раскраски распечатать винкс русалки"лежавшему на земле Ларкину, которого окружили негры.

Мы могли бы спасти вас от монголов, "Прерванная жизнь скачать"но ваши цари предпочитали, чтобы мы "Скачать бесплатно игру скайрим"работали на них за спасибо.

Но он дал ясно понять, "Warcraft iii reign of chaos скачать"что, если мы попытаемся выйти из дома или передать "Скачать для кс сервер"кому-нибудь весточку, он "Скачать танцевальная музыка русская"вдруг обнаружит, что мы замыслили заговор против Всеамериканской комиссии по торговле.

  Categorias: