CNPq assina acordo de cooperação com o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, da Espanha

CNPq assina acordo de cooperação com o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, da Espanha
janeiro 21 17:52 2010

O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Marco Antonio Zago e o Reitor da Universidade de Salamanca (USAL), Daniel Hernández Ruipérez, assinaram ontem, 20 de janeiro, o novo Convênio de Cooperação entre o CNPq e o Centro de Estudos Brasileiros da universidade espanhola.cnpq_univerisdade_salamanca_espanha

O Convênio assinado tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a sociedade brasileira e de contribuir para a capacitação de especialistas em estudos brasileiros em nível de Mestrado. A capacitação se dará por meio da estada dos pesquisadores e especialistas brasileiros no CEB-USAL, com uma permanência de até quatro meses, anualmente, para participar do Mestrado “Brasil na Sociedade do Conhecimento”, que será ministrado pela USAL.

O CNPq e o CEB-USAL decidiram contemplar inicialmente as áreas de História, Geografia, Antropologia/Cultura, Direito, Economia, Ciência Política, Educação e Português, por consistirem temas específicos de estudos e pesquisa em assuntos brasileiros.

Os referidos pesquisadores e especialistas deverão ministrar palestras, seminários e cursos, em nível de pós-graduação, e participar de eventos em temas de interesse do CEB-USAL, relacionados às áreas indicadas, em permanente contato com os departamentos disciplinares respectivos na Universidade de Salamanca.

Dando prosseguimento à visita oficial que realizam à Espanha, o Prof. Zago e a chefe da Assessoria de Cooperação Internacional do CNPq, Sra. Lucilene Velo, também visitaram a Biblioteca Histórica, o Centro de Investigação do Câncer e o Instituto de Neurociências, em Salamanca.

  Categorias: