CNPQ comemora 59 anos

maio 19 16:44 2010

CnpqNo ultimo dia 18 de maio, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) comemorou 59 anos. Na ocasião, ocorreu à entrega da 5ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, além da outorga do título de Pesquisador Emérito e Menção Especial de Agradecimento aos oito agraciados de 2010.

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Teresa Cristina, enfatiza a importância do CNPq para a Instituição. “O CNPq representa um dos principais órgãos fomentadores de pesquisa no país tanto em termos de formação de recursos humanos quanto de estrutura para o desenvolvimento científico, também no contexto internacional”, declara.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero incentiva as
reflexões sobre as relações de gênero no país é uma iniciativa do CNPq, Secretaria Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNFEM).

Saiba mais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.

A estrutura funcional do CNPq compreende uma Diretoria Executiva, responsável pela gestão da instituição, e um Conselho Deliberativo, responsável pela política institucional.

Além de participar desses órgãos, a comunidade científica e tecnológica do país participa também em sua gestão e política por meio dos Comitês de Assessoramento e da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico.

 

  Categorias: