CNPq e Capes lançam edital que incentiva a publicação de periódicos científicos
O CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) lançaram, na semana passada, um edital que pretende apoiar e estimular a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros que abranjam todas as áreas do conhecimento. A data limite para a submissão das propostas é o dia 9 de novembro.
Serão disponibilizados R$ 5 milhões, sendo 50% proveniente do CNPq e 50% da Capes. O candidato deve possuir o título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, e ser obrigatoriamente coordenador de apenas um projeto. Será priorizado o apoio às revistas divulgadas por meio eletrônico, na internet com acesso aberto, ou de forma impressa/eletrônica sumultaneamente.
De acordo com o edital, o periódico deve ser mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos; estar disponível em indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica, além da base de daos SciELO; e/ou estar classificado no Qualis da Capes; possuir abragência nacional e internacional; ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais; entre outros.
Já o editor deve ser bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou bolsista de Produtividade em Pesquisa Tecnológica e Inovação (DT) do CNPq. Os interessados devem efetivar as suas inscrições, acompanhadas de arquivo contendo o projeto. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq, exclusivamente via internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível Plataforma Carlos Chagas.
O edital está disponível neste endereço: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/016.htm