CNPq inscreve para o Prêmio José Reis 2011

CNPq inscreve para o Prêmio José Reis 2011
maio 06 15:56 2011

premio_jose_reis_1Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para o 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A premiação, concedida anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT),  é destinado aos que contribuíram significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público.

Em 2011, a categoria é Jornalismo Científico, que premiará o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa. O vencedor dessa edição será agraciado com o montante de R$ 20 mil, troféu, passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), em julho de 2011.

Os interessados podem se inscrever no CNPq – Serviço de Prêmios – SHIS Quadra 01 Conjunto B – Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, CEP 71605-001. A documentação necessária para se candidatar é: ficha de inscrição preenchida; cópia do registro de jornalista do MTb; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica; apresentação dos trabalhos, no mínimo cinco e no máximo dez, considerandos os mais importantes e relevantes.

Para saber mais consulte o site: www.premiojosereis.cnpq.br, ou o endereço eletrônico prêmios@cnpq.br .

História

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três categorias: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição ou Veículo de Comunicação.

A diversidade dos vencedores ao longo de sua história – entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais – comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

  Categorias: