CNPq investe R$ 5 milhões em Agronegócio

agosto 04 11:47 2009

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCT) junto com o FunAgronegociodo Setorial de Agronegócios (CT-Agro) recebe inscrição até 15 de setembro para o edital de pesquisas sobre polinizadores.

O objetivo da seleção pública é promover a formação de Redes de Pesquisa, além de contemplar a valoração do serviço ambiental da polinização em 11 espécies de plantas (algodão, café, caju, canola, castanha-do-brasil, laranja, maçã, mamona, melão, soja e tomate) cultivadas e ecossistemas relacionados, visando à conservação e uso sustentável da biodiversidade. Serão destinados cerca de R$ 5 milhões para as propostas aceitas.

Por meio de formulários on-line, cada rede de pesquisa deve ter, no mínimo, três projetos de pesquisa e ser criada por iniciativa de pesquisadores. Entre os pré-requisitos, os projetos devem estar ligados em Rede de Pesquisa, organizada em função de uma das espécies vegetais acima relacionadas. Além de constituir, de forma articulada, projetos inter-regionais, priorizando a formação de equipes multidisciplinares, integrando o público-alvo nas pesquisas. Serão priorizadas as propostas que executarem parceria com os agricultores beneficiários das pesquisas e que incentivarem parcerias com os setores públicos, privados e não-governamentais.

Os investimentos serão destinados à compra de materiais como componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, software, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos; serviços terceirizados; despesas acessórias, especialmente as de importação e as de instalações necessárias ao adequado funcionamento dos equipamentos e etc.

O resultado dos projetos aprovados será publicado em 26 de setembro. Outras informações no site http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/024.htm

  Categorias: